Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Número de ônibus nas ruas vai depender da demanda

Presidente da ACTU, Everton Trento, disse que poderá haver alterações no projeto inicial de retorno do transporte coletivo
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 05/06/2020 - 09:10 Atualizado em 05/06/2020 - 09:13
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O presidente da Associação Criciumense do Transporte Urbano (ACTU), Everton Trento, não descarta alterações no modelo inicial de retorno do transporte coletivo. Após reunião com a prefeitura, ficaram definidas as normas para a volta dos ônibus às ruas de Criciúma: cada carro terá lotação máxima de 50% da capacidade, será aceita apenas a entrada com cartão e serão três faixas de horários: começo da manhã, fim da manhã/começo da tarde e fim da tarde/começo da noite. 

De acordo com Trento, os horários foram escolhidos para contemplar trabalhadores das indústrias, comércio e serviço público. Porém, poderá haver readequação, dependendo da necessidade. 

"É uma experiência nova, isso pode ter uma utilização normal e tranquila dependendo do número de usuários. Se aumentar o usuário, vamos ampliar também os horários. Nesses que colocamos pode ter incremento do número de ônibus, dependendo da demanda. Se houver necessidade de refazer o horário, será refeito", disse Trento em entrevista à Rádio Som Maior nesta sexta-feira. 

A data de retorno para o transporte coletivo é na segunda-feira, dia 8 de junho, seguindo a flexibilização do decreto estadual, que permite às regiões definirem as próprias normas. De acordo com Trento, o transporte intermunicipal deve seguir as mesmas normas do municipal de Criciúma. A definição sairá após reunião na Amrec nesta sexta. "Acredito que até o fim da manhã a gente tenha a decisão final, mas a princípio na segunda-feira é o retorno total", afirma Trento.

"A gente fez um planejamento junto ao governo do Estado. Também o transporte intermunicipal vai reiniciar com redução de horários e também com horários de pico, ou seja, o horário que atende a indústria e comércio, não vai ser integral", acrescenta.

Os idosos terão os cartões bloqueados; os de estudante permanecem funcionando. Os ônibus cirularão, inicialmente, entre 11h e 13h30 e entre 17h e 19h, do término do comércio, esses os horários de segunda a sexta-feira. No sábado das 7h às 8h30 e das 11h às 13h30. 

A ACTU implementou um sistema de entrega para a venda dos cartões do transporte. "Se as pessoas tiverem interesse, nos bairros, temos um sistema de entrega. Pode ligar na central da ACTU, fazer a compra e nós entregamos à residência o cartão com os créditos", explicou Tranto. Também será feita a venda presencialmente nos três terminais e em alguns pontos comerciais da cidade, de segunda a sexta das 8h às 12h e 13h30 às 18h e nos sábados das 8h às 12h

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito