Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novos focos do mosquito Aedes Aegipty são encontrados em Balneário Gaivota

Os focos foram encontrados em duas armadilhas instaladas na área e garrafas com água acumulada
Por Redação Balneário Gaivota - SC, 25/07/2021 - 18:46
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Três novos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Zika e Chikungunia foram encontrados em um bairro da zona sul do Balneário Gaivota. De acordo com o agente de endemias, Rafael Rodrigues, os focos foram encontrados em duas armadilhas instaladas na área e garrafas com água acumulada. Rafael informa que foi feita varredura na área e não foram encontrados outros focos.

“Reforçamos aos moradores para que mantenham os locais limpos, livres de vasilhames que possam acumular água limpa ou suja e virar criadouro do Aedes aegypti. Outra preocupação é com os terrenos baldios, que por falta de limpeza acabam acumulando água da chuva e algum material que vire criadouro. A prefeitura faz a notificação, envia ao proprietário e se não for resolvido gera multa”, afirma. 

Atualmente existem 45 armadilhas espalhadas pelos principais pontos da cidade e localidade de Rua Nova, Rio Novo e Lagoa de Fora. Outro fator de risco para que o mosquito da dengue se prolifere são os sofás velhos e materiais eletroeletrônicos, mas essa situação pode mudar a partir da criação de um Ecoponto na secretária de Obras. Para denuncia de possíveis focos - ligue: 48. 3583.0223 ou por e-mail -  [email protected]

Como se prevenir

O Aedes Aegypti é um mosquito doméstico. Ele tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados. 

Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:

- Tampar os tonéis e caixa d'água
- Manter as calhas sempre limpas
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Manter lixeiras bem tampadas
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.
- Limpar semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
- Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Devido a atual pandemia de covid-19, o diagnóstico da dengue deve ser ainda mais preciso, para não ser confundido com o coronavírus. Ou seja, precisamos estar atentos a essa doença já conhecida pela nossa população, mas que todos os anos mata um grande número de pessoas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito