Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novo golpe usa nome do Comando Vermelho para enganar empresários

Por meio de mensagens no WhatsApp, criminosos tentam extorquir as vítimas
Por Roberta Martins Criciúma, SC , 01/06/2022 - 11:10 Atualizado em 01/06/2022 - 11:15
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um novo golpe está circulando pela região e chamou a atenção da Polícia Civil. O nome de facções criminosas conhecidas no país, como o Comando Vermelho do Rio de Janeiro, está sendo utilizado para extorquir vítimas, em especial, pequenos empresários. Os criminosos se passam por clientes ou fornecedores para conseguirem o número do celular dos empresários e entram em contato por meio de mensagens, como no WhatsApp. 

O delegado Márcio Campos Neves relatou que em um espaço de duas semanas, três empresários o alertaram sobre o golpe. Até o momento, dois boletins de ocorrência foram registrados, mas nenhuma das vítimas chegou a enviar o dinheiro solicitado. “Quando conseguem o número deles, mandam fotos e vídeos da vítima com a família com alguns rabiscos nas fotos, dizendo que está indo na empresa ou na casa dela, e se ela não der dinheiro vão atear fogo”, ressalta Neves.

Conforme o delegado, a orientação é fazer o Boletim de Ocorrência e bloquear o número de celular do golpista, além de não repassar quaisquer quantias solicitadas. “Quando eles não conseguem o dinheiro, eles passam para a próxima vítima. Eles não vão na casa de ninguém”, orienta. 

Segundo Neves, todo crime eletrônico deixa rastros possíveis de serem rastreados pela polícia. “Demora um pouco, mas dá pra chegar ao golpista, já tivemos algumas prisões desses casos”, explica. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito