Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Novembro Azul: e como fica a saúde mental dos homens?

A saúde mental dos homens também precisa de atenção: a taxa de suicídio de homens é maior que o dobro da taxa das mulheres
Por INSTITUTO DE NEUROCIÊNCIAS DR. JOÃO QUEVEDO 26/11/2021 - 12:40 Atualizado em 26/11/2021 - 12:50 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização voltada para o público masculino sobre prevenção do câncer de próstata, mas que nos traz à reflexão também a saúde do homem em geral, e em especial a saúde mental dos homens.

Devido ao tabu envolvido em relação aos exames que detectam alteração no órgão e pela falta de procura médica, muitos homens são diagnosticados em estados mais avançados, resultando em taxas altas de óbito. 


Infelizmente, a não procura por atendimento em saúde e os preconceitos não se restringem somente à uma só esfera. Os homens costumam buscar serviços de saúde somente com o agravamento das suas condições, em situações de emergência ou quando já se tornam crônicos.


Inclusive, isso faz com que a expectativa de vida dos homens seja diminuída: no Brasil, por exemplo, os homens chegam a viver 7 anos menos que as mulheres, em média.


Saúde Mental dos Homens

Na saúde mental dos homens, tudo isso fica evidenciado quando olhamos para os números de suicídio. Um relatório feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), antes da pandemia, mostrou que os homens morrem mais por suicídio do que as mulheres (12,6/100 mil homens em comparação com 5,4/100 mil mulheres), apesar de elas terem mais riscos de desenvolverem depressão e bipolaridade.


É importante que os homens e suas famílias entendam que sofrimento psiquiátrico não é sinal de fraqueza e sim de necessidade de acompanhamento médico. Situações estressantes diárias e sem atividades que promovam bem-estar (como prática de atividade física, alimentação equilibrada e boas relações sociais) geram altas cargas emocionais.


Além de interferirem na saúde física, alguns quadros pioram a saúde mental, como o alcoolismo e a dependência química, que dificultam para a pessoa manter hábitos que diminuam de forma saudável o estresse e os sintomas de transtornos de saúde mental.


Dessa forma, a procura precoce pelos serviços de saúde é uma das maiores aliadas na melhoria da saúde masculina, trazendo mais possibilidades de controle de doenças e transtornos mentais, além de manter hábitos saudáveis e cortar comportamentos de risco, evitando assim desfechos tão trágicos como os vistos na atualidade.


Tenha sempre um profissional capacitado para auxiliar nessa caminhada. Cuide de sua saúde.

 

 

 

 

Kelen Cancellier Cechinel Recco
Psiquiatra e Diretora Técnica Médica do Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo (InJQ) - unidade Criciúma
CRM-SC 13.394 | RQE 10.277

Colaboração: Maria Eduarda Mendes Botelho
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito