Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Novas vias prometem desafogar o trânsito no Pinheirinho até novembro, afirma Vaguinho

Obras incluem entrega da Antônio Scotti e conexão com a Jorge Isaías Roque

Por Fernanda Zampoli 08/05/2025 - 09:07 Atualizado há 1 minuto
Foto: Reprodução/Divulgação
Foto: Reprodução/Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O tráfego intenso na região do Pinheirinho, em Criciúma, deve começar a ser aliviado a partir de novembro, com a entrega de importantes obras de mobilidade urbana. A informação pertence ao prefeito Vagner Espíndola durante entrevista à rádio Som Maior, ao comentar os congestionamentos recorrentes na região, especialmente nos horários de pico. De acordo com Espíndola, a situação foi mapeada pelo Plano de Mobilidade Urbana do município, que apontou soluções técnicas com foco em fluidez e rotas alternativas.

Avenida Antônio Scotti é a principal obra

Entre as intervenções mais avançadas está a abertura e pavimentação da Avenida Antônio Scotti. A via vai interligar bairros como Próspera, Michel e São Luiz diretamente à Unesc e ao entorno da Satc, oferecendo um caminho alternativo à Avenida Universitária. “Ela está com o traçado pronto, faltam apenas ajustes de desapropriação. A previsão é entregarmos ainda em novembro”, explicou.

Conexão com Jorge Isaías Roque e corredor de ônibus

Outro trecho em obras é o que liga a Antônio Scotti à Rua Jorge Isaías Roque, na lateral do AM Master Hall (Apenas referência). O objetivo, segundo Vaguinho, é formar uma rota paralela à Avenida Universitária, nos moldes de um binário. “Vai fazer uma ligação desde a Nova Esperança até a região da Satc, passando por trás da Unesc, criando uma via de retorno. Isso reduz pressão sobre a Universitária, que passará a funcionar em mão única nesse trecho”, explicou.

Também está em fase de preparação para licitação um projeto de corredor exclusivo para ônibus, além de uma terceira pista na frente do Mercado Althoff, sentido Centro, com acesso facilitado para o Colégio Michel, Bairro da Juventude e adjacências. (Apenas referências).

Região soma mais de 55 mil pessoas em circulação

Segundo o prefeito, cerca de 40 mil moradores da Grande Santa Luzia e outros 15 mil estudantes da Unesc, além de alunos da Satc, do Cedup e trabalhadores utilizam a malha viária da região diariamente. “Não dá para eliminar 100% dos congestionamentos, mas é possível mitigar os efeitos com obras estruturantes. Estamos criando alternativas concretas para isso”, concluiu.

Ouça, na íntegra, a entrevista do prefeito: 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito