Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novas turmas dos bombeiros são capacitadas para operar em estruturas colapsadas

O objetivo é capacitar os integrantes das FTs a atuarem em ocorrências de desastre urbano
Por Redação Tijucas, SC, 02/08/2022 - 22:03
Foto: Divulgação/ CBMSC
Foto: Divulgação/ CBMSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde o dia 1º de agosto, integrantes das Forças-Tarefa (FTs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participam do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CBREC), realizado no município de Tijucas. O CBREC tem como objetivo capacitar os integrantes das FTs a atuarem em ocorrências de desastre urbano que envolvam colapso de estruturas.

O curso ocorre no Centro de Treinamento para Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CTBREC), anexo ao quartel do CBMSC em Tijucas. O espaço foi desenvolvido para ser referência, tanto em âmbito estadual como nacional e teve como referência o modelo desenvolvido em países como Chile, Equador, Colômbia e Guatemala, todos com alto índice de eventos sísmicos e recorrência nesse tipo de atendimento.

Durante as 70 horas de curso, a maioria composta de aulas práticas, os participantes terão conhecimento a respeito de: triagem estrutural de edificações, comunicação e sinalização padrão INSARAG (órgão internacional), uso adequado de equipamentos, técnicas de busca, escoramento, estabilização e transporte de cargas, manejo e tratamento de pacientes, entre outros.

Em 2022 o CBMSC vai capacitar 48 bombeiros militares para operações de BREC, divididos em 2 turmas. Com a formatura dos novos "Brequianos", a corporação passará a contar com capacidade total de operação para este tipo de ocorrência em todos os Batalhões do Estado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito