Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nova Veneza realiza ações para marcar o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais

Testes rápidos poderão ser realizados no sábado a partir das 9h, na praça Humberto Bortoluzzi e das 9h às 10h, no Distrito de Caravaggio.  
Por Redação Nova Veneza - SC, 25/07/2018 - 15:41
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Neste sábado (28), é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde Nova Veneza estará disponibilizando à população orientações e realização de testes rápidos para detecção dos vírus da hepatite B e C e aferição de pressão arterial para a população. Os testes rápidos poderão ser realizados a partir das 9h, na praça Humberto Bortoluzzi e das 9h às 10h, no Distrito de Caravaggio. Também estão programadas blitz no Caravaggio e no Bairro Bortolotto para conscientizar os neovenezianos.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel Araújo o evento visa alertar e conscientizar a população sobre uma doença que atinge milhares de pessoas no país. A hepatite é uma doença silenciosa, mas que tem tratamento e 95% tem cura. "O teste rápido é feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Leva em média 30 minutos para seu resultado. Não é necessário jejum e nem prescrição médica".

"Nossa intenção é fazermos ações que marquem o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, porque há muitas pessoas com a doença e que não sabem, visto que as hepatites virais são silenciosas e nem sempre apresentam sintomas. Assim, quanto antes forem diagnosticadas, mais cedo poderão ser tratadas e não terá o perigo da transmissão por desconhecimento da doença", explicou a secretária de saúde, Maristela Vitali Cúnico.

Segundo o Ministério da Saúde, as hepatites representam um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, caracterizadas pela inflamação do fígado. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito