A exibição do capítulo da novela Três Graças, na noite de sexta-feira (26), movimentou as redes sociais em toda a região Sul de Santa Catarina após uma menção direta ao município de Nova Veneza. A referência apareceu em uma fala do ator Miguel Falabella, que interpreta o personagem Kasper Damatta, proprietário de uma galeria de arte na trama exibida pela TV Globo.
Na cena, o personagem afirma que a obra “As Três Graças” teria passado pelas mãos de um imigrante italiano chamado Luigi Girardi. Segundo o diálogo, Girardi não conhecia o valor da peça e a teria vendido por um preço irrisório para conseguir recursos para vir ao Brasil. Ainda conforme o texto, o imigrante teria se estabelecido no Sul do país, em Nova Veneza, onde acabou perdendo a casa após cair em um golpe aplicado por religiosos.
LEIA MAIS SOBRE 'Três Graças'
LEIA MAIS: [Áudio] Criciumense é coautor da novela das nove, “Três Graças”
A menção rapidamente ganhou destaque nas redes sociais, especialmente entre moradores e descendentes de imigrantes italianos da região, que celebraram a citação do município em uma produção de alcance nacional.
João Rubens (Samuel de Assis), Maggye (Mell Muzillo) e Kasper (Miguel Falabella), donos da galeria de arte em "Três Graças" Foto: Globo/ Estevam Avellar
A curiosidade por trás da cena está no fato de que o texto foi escrito pelo criciumense Zé Dassilva, coautor da novela. Roteirista, diretor, produtor e cartunista, ele utilizou na obra de ficção uma referência direta à própria história familiar. O imigrante citado na fala do personagem é Luigi Girardi, tataravô de Dassilva.