Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nova forma de avaliação tirou Amrec do gravíssimo

Estado levou em consideração apenas os leitos de UTI pelo SUS exclusivos para Covid-19 e não mais o total
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 10/09/2020 - 09:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma nova forma de avaliação da matriz de risco feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tirou a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), do gravíssimo para o grave. O diretor executivo, Giovani Dagostin explicou a avaliação ao Programa Ponto Final, da Rádio Som Maior. “Na avaliação a Secretaria de Estado da Saúde tomou por base somente a ocupação dos leitos de UTI pelo SUS para Covid-19 ocupados, que era uma reivindicação da Amrec. Não somente tomar por base a ocupação dos leitos de UTI, mas também da distinção entre aqueles pacientes internados que são da região e aqueles que não são e o Estado acabou atendendo este nosso pedido”, comentou.

Antes levava-se em consideração os leitos de UTI pelo SUS no geral. “Esta mudança proporcionou que a região fosse reclassificada, saindo do gravíssimo para o grave. A abertura das cirurgias eletivas, estes leitos de UTI geral serão ocupadas também por estas pessoas e isso de certo modo implicaria na avaliação da matriz de risco. Em razão destas reivindicações feitas lá atrás a secretarias resolveu por fazer esta mudança na metodologia”, salientou.

O que muda

Ser reclassificada e sair do gravíssimo para o grave é um indicativo que o número de pessoas internadas na Região Carbonífera está diminuindo. “Na prática, em termos de retorno de atividades, não muda muita coisa, porque boa parte das atividades estão autorizadas. A única atividade autorizada a partir de agora é a prática do futebol recreativo, que é uma portaria publicada pela Secretaria do Estado da Saúde na semana passada, autorizando esta atividade para as regiões que não estão no gravíssimo. O fato de estar no risco potencial grave, estes jogos precisam atender uma série de regras como os estabelecimentos podem funcionar um dia sim, um dia não. Não e´permitida a confraternização após os jogos também, entre outras diretrizes definidas pelo Estado e os municípios não irão mudar”, citou.

Ainda segundo Dagostin, os prefeitos irão manter ainda as mesmas regras já estipuladas, permanecendo as mesmas restrições.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito