A implantação de uma nova delegacia de Polícia Civil em Criciúma, com foco no distrito do Rio Maina, começou a ganhar forma após sinalização positiva do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
Conforme o vereador Dr. Luiz Carlos Custódio Fontana (PL), desde o início de seu mandato ele defende a necessidade de uma delegacia para atender especificamente o Grande Rio Maina, região que tem apresentado crescimento populacional e constantes demandas por mais segurança pública. "Ouvi esse apelo da comunidade desde o primeiro dia de trabalho. Levei essa demanda ao delegado Ulisses Gabriel, que compreendeu a importância da proposta", explicou o vereador.
Durante a sessão, o delegado-geral confirmou que, embora o critério técnico para a criação de uma nova delegacia na cidade seja o município atingir 300 mil habitantes, um levantamento já apontou que o Rio Maina é a região mais adequada para receber essa estrutura no futuro. O motivo, segundo ele, vai além do crescimento populacional.
"Recebi o contato do vereador Fontana sobre a demanda da comunidade e foi explicado que criamos novas delegacias conforme o contingente populacional. Quando Criciúma atingir 300 mil habitantes, temos o objetivo de fazer a instalação de uma terceira delegacia, especificamente no distrito do Rio Maina. Isso porque temos uma unidade que atende o Grande Pinheirinho e outra que cobre o Centro e a Próspera. É estratégico para nós ter uma unidade no distrito até para evitar o deslocamento da população para buscar atendimento", afirmou o delegado-geral.
Fontana salientou que seguirá atento à situação. "Seguiremos acompanhando esse processo junto ao Governo do Estado, à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Civil. A segurança da nossa cidade exige esse olhar atento e comprometido", completou.