Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nomes & Marcas: Sandra Guidi, apaixonada por educação e política (VÍDEO)

Mulher e mãe de políticos, ela ficou 20 anos em sala de aula e já assumiu uma cadeira no Senado Federal.
Por Enio Biz Criciúma - SC, 19/03/2022 - 12:08 Atualizado em 19/03/2022 - 18:45
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No mês das mulheres, a professora Sandra Zanatta Guidi foi a convidada deste sábado (12) do programa Nomes e Marcas, apresentado pelo jornalista Adelor Lessa. Uma vida dedicada a educação, onde ficou 20 anos em sala de aula, mas apaixonada por política. Foi casada com o ex-prefeito de Criciúma, Altair Guidi, falecimento em 2018, e mãe do deputado federal, Ricardo Guidi. Quando criança, sempre quis ser professora e diretora. Atualmente, integra o Conselho Estadual de Educação.

"Por isso fui fazer o ensino médio em Porto Alegre. Meus pais me colocaram no melhor colégio e isso foi fundamental para minha vida. Essa paixão estava em mim mesma. Eu sou a primeira da família Zanatta que fez faculdade. Essa era uma característica muito minha. Mesmo na adolescência, eu só pensava em estudar. Era prioridade. Em Criciúma não tinha faculdade e não tinha opções", conta.

Sandra Zanatta Guidi retornou a Criciúma, casou-se com Altair Guidi e no quarto ano da faculdade começou a lecionar. "Eu fiz vestibular em Florianópolis e depois voltei para Criciúma para casar e fiquei pra fazer faculdade. No quarto ano de faculdade comecei a dar aula. Eu tenho bastante tempo de sala de aula. Tenho uns 5, 6 anos de educação básica e 18 anos em universidade", informa.

Sandra ficou em sala de aula durante 20 anos e, logo depois, iniciou carreira em gestão. "Depois fiz concurso para o estado porque vi que a minha vida seria sempre em função de política e fui ser gerente regional. E comecei a trabalhar a questão da educação".

Questionada, a professora comparou a educação de anos atrás com a educação de hoje. "Posso dividir em duas fases. A primeira fase, a educação pública que era para poucos. Nessa fase, a aprendizagem era muito boa. Porém, a medida em que a escola pública aumentou de tamanho, a qualidade ficou prejudicada. A medida que a mulher foi se descobrindo tão importante quanto o homem na sociedade, ela passou a escolher outras profissões. Antes, a mulher procurava o magistério. Depois, foi fazer direito, medicina. Isso também tirou os bons profissionais da educação. Francamente, enquanto não se valorizar a educação, enquanto não acharmos que o professor é tão importante quanto um médico, ou outra profissão, o salário será baixo. Consequentemente, não irá atrair as pessoas mais inteligentes", pondera. 

Na política, Sandra Guidi chegou ao Senado. "Descobri o legislativo quando fui para o Senado. Fiquei encantada com o legislativo. No executivo, como mulher do prefeito, sempre tive atividades. Mas é mais fácil ser mãe de político", finaliza.

O programa Nomes & Marcas vai ao ar, na Rádio Som Maior, todos os sábados, às 11h30min, com reprise aos domingos no mesmo horário.

Ouça o Nomes & Marcas com Sandra Zanatta Guidi no podcast:

Assista o programa no canal do 4oito no Youtube:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito