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Nomes & Marcas: conheça a história da Choppana

Irmãos Alexandre Moka e Júlio Cesar Lopes contam a história do empreendimento
Por Renan Medeiros 11/04/2024 - 18:35 Atualizado em 11/04/2024 - 18:36
Foto: Giovana Bordignon/4oito
Foto: Giovana Bordignon/4oito

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Uma história que entrelaça com a inovação e muito trabalho. Há mais de 21 anos, surgia em Criciúma a Choppana, um estabelecimento que, mais do que servir comida e bebida, tornou-se um ponto de encontro onde incontáveis amizades começaram e se fortaleceram.

Fundada por dois irmãos, Alexandre Lopes e Júlio Cesar Lopes, que, vindos de carreiras distintas – o primeiro do setor bancário e o outro do comércio de automóveis – decidiram embarcar no ramo da gastronomia, a Choppana simboliza a capacidade de reinventar-se e prosperar frente aos desafios.

Alexandre e Julio Cesar Lopes foram entrevistados no programa Nomes & Marcas, com o jornalista Adelor Lessa. Assista, abaixo, a entrevista completa, a partir das 19h:

Nascidos numa família de caminhoneiro, os irmãos Lopes trazem no sangue a arte de percorrer caminhos novos.

Alexandre, conhecido como Moka, após uma experiência inicial com o Diretório, um estabelecimento de entretenimento noturno, e Júlio, com uma trajetória na Turim Veículos e em uma revenda própria, se uniram em busca de algo que desafiasse o status quo de suas carreiras. O que inicialmente seria um negócio paralelo rapidamente transformou-se em um foco central de suas vidas, graças ao sucesso da Choppana desde a inauguração.

“A gente abriu a Choppana e ela bombou, explodiu”, lembra Moka. “Foi uma época ali, os anos 2000 e 2002, quando estava em uma crescente esse ramo de gastronomia. Estava começando a despontar e a gente veio com uma proposta legal. Era diferente, inovador, porque chope não vendia em Criciúma”, continua.

Como tudo começou

A ideia por trás da Choppana foi, desde o início, criar um espaço único em Criciúma que oferecesse uma nova experiência em gastronomia e entretenimento. A aposta em um cardápio inovador, com destaque para o chope e as tábuas, revelou-se uma estratégia vitoriosa. A isso, somou-se um ambiente acolhedor e música ao vivo atraiu um público fiel e diversificado, consolidando a Choppana como um ícone na cidade.

“A Choppana nada mais é do que um monte de ideias. Na maioria dos negócios acontece assim. Inclusive o nome, a arquitetura da casa, tipo uma choupana. E o nome, colocamos dois ‘p’ para ficar o ‘chopp’”, afirmou Julio.

A equipe da Choppana, caracterizada por sua baixa rotatividade, tornou-se parte essencial deste sucesso, criando um vínculo de confiança e familiaridade com os clientes.

Por trás do sucesso, porém, está a história de dedicação e trabalho árduo. Os irmãos Lopes souberam navegar por crises econômicas e desafios do setor, mantendo-se sempre à frente através da inovação e da qualidade no atendimento. 

Ingredientes essenciais

Mas qual o segredo do sucesso? Alexandre atribui a quatro fatores essenciais: respeito, inovação, trabalho e sorte.

“A gente sempre teve muito respeito. Nós somos quatro irmãos, mas eu (Alexandre) e ele (Julio), a gente sempre teve uma relação mais próxima. Eu acho que essa é a grande sacada. Mas, além disso, óbvio, tem que ter ideias, tem que ter vontade de trabalhar, e um pouco de sorte também”, contou.

“Nós estamos sempre atrás de novidades, sempre colocando alguma coisa nova no cardápio, uma bebida diferente… Eu acho que isso também faz parte, porque tu não podes te acomodar”, acrescenta Julio.

O pai deles, um ex-caminhoneiro com uma vida dedicada ao trabalho duro, também foi peça chave no dia a dia do estabelecimento. De acordo com os irmãos, a presença constante e o envolvimento em todas as esferas do negócio demonstram que o sucesso da Choppana reside no comprometimento e nos valores familiares transmitidos de geração em geração.

Depois da Choppana, os irmãos também deram início a empreendimentos como o Montalccino, em Criciúma, e a Trattoria Montalccino, em Nova Veneza. 

Em Criciúma, a Choppana não é apenas um estabelecimento: é uma instituição que celebra a comunidade, a amizade e a boa comida, ingredientes abrigados sob uma marca duradoura e querida pelo público.

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