O sistema de estacionamento rotativo continuará funcionando no Município de Içara. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira, 30, durante uma Assembleia convocada pela Administração Municipal e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizada para ouvir a opinião dos comerciantes sobre a continuidade da Zona Azul na cidade.
Segundo os comerciantes de Içara, o sistema de estacionamento rotativo, implantado há mais de um ano na cidade, veio para solucionar problemas e, apesar de trazer alguns transtornos, foi em suma positivo. O presidente da CDL, Alexandre Fernandes, comentou sobre o resultado obtido com a assembleia:
Segundo o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, o município foi além dos pedidos feitos pela CDL, realizando outros ajustes em relação ao estacionamento. “Não há cobrança na frente do hospital, no INSS, em cargas e descargas, das 12h às 13h, além disso, idosos e deficientes também podem circular livremente desde que estejam com identificação, a tolerância aumentou para dez minutos, e o preço é um dos mais baixos, R$ 1,80", comentou Murialdo sobre o rotativo da cidade, que conta até mesmo com um aplicativo - uma das formas de pagar pelo tempo nas vagas.
Em Criciúma
Enquanto isso, em Criciúma continua com um sistema menos avançado de rotativo, realizado de forma totalmente manual, com papel e caneta. Segundo o diretor do Departamento de Trânsito e Transportes (DTT), Gustavo Medeiros, ainda não há expectativas concretas para uma digitalização da operação e fiscalização das vagas de rotativo na cidade. “Claro que toda tecnologia é bem vinda, mas no momento não estamos vendo essa opção que, claro, virá num futuro próximo”, comentou.
De acordo com o coordenador do Criciúma Rotativo, Frank Bez Fontana, não há como implementar mudanças como essa no momento, por conta de um processo judicial que o município vem enfrentando desde 2013, quando houve uma acusação de fraude no sistema que era utilizado à época, envolvendo parquímetros que já foram removidos das ruas. “Temos um processo judicial e, enquanto não tivermos uma decisão, não temos como implementar tais tecnologias”, concluiu Frank.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!