Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

No Nomes & Marcas, um bate-papo sobre o movimento sindical com Itaci de Sá

Representante dos ceramistas atua desde a década de 70 no setor
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 16/07/2022 - 12:17 Atualizado em 16/07/2022 - 12:19
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um bate-papo com foco no movimento sindical do Sul de Santa Catarina foi pauta do Nomes & Marcas deste sábado (16). Adelor Lessa recebeu nos estúdios da Rádio Som Maior, Itaci de Sá - presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas de Criciúma e região.  

[A matéria continua após o áudio]

Confira a entrevista completa com Itaci de Sá:

O sindicalista faz parte do movimento desde a década de 70. "No passado, os sindicatos eram bem mais ativos e combativos, até porque, a própria legislação e a situação daquele momento exigia mais luta e embate com o sindicato patronal", comenta.

O representante do setor é natural da Vila Francesa, em Criciúma. Desde jovem, trabalhava no ramo  cerâmico. "O nosso sindicato, na minha direção, já era mais equilibrado, de diálogo. Eu entendia e ainda entendo que essa é a melhor saída para se resolver os embates", enfatiza. 

De Sá recorda algumas memórias vivenciadas ao longo dos anos à frente do movimento. "Uma vez, fizemos uma reunião em Cocal do Sul, dentro da Eliane. Marcamos uma greve, nós queríamos 100% de reajuste. A inflação tinha dado 82%. Acredito que tinham de oito a dez mil pessoas", conta.

"Reunimos de oito a dez mil pessoas. No fim de reunião, eles disseram 'está bem', vamos dar 100%. Era dia 21 do mês e conseguimos evitar uma grande greve", enfatiza. "São coisas assim que marcam a vida da gente, até porque, o próprio trabalhador tinha disposição para lutar", finaliza De Sá.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito