Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

No Avesso, as aventuras de Archimedes no Egito

Comentarista da Som Maior contou detalhes e curiosidades sobre o país. Ele visitou também a Turquia
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 07/11/2019 - 15:09 Atualizado em 07/11/2019 - 15:20
Fotos: Amanda Farias / 4oito
Fotos: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ele é radialista, jornalista, comentarista, escritor e, definitivamente, um dos maiores conhecedores da história de Criciúma. Para contar suas aventuras e experiências, especialmente as vividas em uma viagem para o Egito, o Programa Do Avesso recebeu nesta quinta-feira, 7, o comentarista da Rádio Som Maior Archimedes Naspolini Filho.

Enquanto muitos fazem as suas viagens internacionais para lugares como Londres, Paris, Roma, Nova York e Miami, Archimedes decidiu ir na contramão e visitar um lugar um pouco mais diferenciado - o Egito. “Eu fui pro Egito e para Istambul, na Turquia, graças a uma agência de viagens de Florianópolis que decidiu fazer esta excursão com um pessoal de Criciúma. Fomos em 39 pessoas para visitar as ruínas que existem no Egito, uma aula de história in loco, e para Istambul. São duas realidades completamente diferentes e distintas, embora estejam próximas umas das outras”, ressaltou o radialista.

Assim como a maioria dos brasileiros, Naspolini também sabia pouco sobre a história do país o qual visitou, apenas o que havia aprendido em sua época de estudante. E as diferenças entre o país das pirâmides e o nosso são gritantes, tanto na questão de cultura quanto de costumes e infraestrutura. “A minha primeira pergunta lá foi ‘como é que é o sistema educacional?’, e ele [o egiptólogo] me respondeu ‘ninguém é obrigado a colocar o filho na escola, mas o governo incentiva para que se esteja’ “, disse Archimedes.

Diferente do que muitos pensam, as pirâmides do Egito ficam extremamente próximas a cidade de Cairo - quase como que da Rua Marcos Rovaris até a Av. Santos Dummont. O radialista comenta sobre a grandiosidade das pirâmides, o mistério da sua complexa construção, realizada há milhares de anos antes de Cristo, e o fato de que elas são, também, um cemitério de Faraós. 

A higiene do país também é totalmente diferente daquilo que encontramos no Brasil. “Eles distribuem água por transeuntes em potes enormes, cobertas com pedaços de papelão e, em cima da caixa há uma caneca para todo mundo beber água. Passei perto de um pote desses, dei uma olhada na caneca de alumínio, toda amassada e esverdeada de limo, e eles não dão a mínima para isso. O padeiro faz o pão, e coloca o pão numa tábua na calçada, em um lugar cheio de pó e areia”, comentou o radialista.

Archimedes comenta sobre uma construção feita por um presidente do Egito, o qual construiu uma “praia” somente para os sheiks, para “casta superior” do Egito - exército, políticos e para os grandes empresários do país. “Uma cidade fora do comum”, confessou Naspolini, afirmando que os pontos de ônibus do local contam com ar condicionado e os postes de luz com placas solares - uma realidade totalmente diferente da demais população.

Os casamentos são diferentes, as interações sociais são diferentes, as roupas e a educação é diferente. Foi através de uma viagem para um lugar onde pouco se conhecia, que Archimedes percebeu que realmente, basta viajar para o outro lado do oceano para perceber que tudo é diferente.

Tags: do avesso

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito