Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nível da Barragem do Rio São Bento baixou 26 centímetros em um mês

Não há riscos para o abastecimento, mas "chuva é bem vinda", afirma superintendente da Casan
Por Denis Luciano Siderópolis, SC, 04/06/2020 - 15:58
Fotos: José Nicolau Fernandes / Especial / 4oito
Fotos: José Nicolau Fernandes / Especial / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As fotos entregam. O visual para quem visita chama a atenção. Os rios que desaguam na Barragem do Rio São Bento estão longe de ter volume de água. "Se dependessemos só do volume dos rios, estávamos realmente em uma situação crítica", reconhece o superintendente Regional Sul Serra da Casan, Gilberto Benedet Júnior. 

Resultado da estiagem. Em um mês, o nível da barragem baixou 24 centímetros. A lâmina d´água estava 4m14cm abaixo do vertedouro há 30 dias, e hoje encontra-se a 4m40cm. "Ainda assim, estamos longe de uma situação crítica para o abastecimento. É que, em 2012, em uma estiagem bastante complicada, chegou a 7m20cm, ainda longe dos 14cm que, aí sim, são a nossa medida de risco", aponta. "E naquela época, há oito anos, com mais de 7 metros abaixo do nível, não tivemos problemas no abastecimento. Mas claro que a população deve economizar água", observa.

Mas as imagens impactam que vê aquele entorno da barragem com terra seca e rara vegetação exposta, além dos leitos dos rios secos. "É que, no caso da vegetação, quando a barragem está cheia não cria mata ciliar, quando baixa o nível expõe a camada de terra", relata Gilberto. "O nível dos rios está baixo mesmo, e a recarga do rio é menor que a água que estamos mandando na vazão ecológica, na dispersora e na captação. Por isso que a barragem está descendo lentamente", detalha. "As nascentes não estão produzindo tanta água assim", reforça.

Por isso, a expectativa é pela chuva. "Uns 100mm seria bom demais", especula. "Mas qualquer quantidade é bem vinda", assinala o superintendente. O climatologista Márcio Sônego vinha trazendo a previsão de uma chuva mais forte para os próximos dias, intensidade que sofreu uma moderação recente. "Os modelos apontavam para uns 40mm entre quinta-feira e sábado, agora a previsão está em 15 a 20mm. Depois, teremos outra chuva lá por quarta-feira da semana que vem", informa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito