Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Networking pauta encontro com os associados na Acic

Décima edição do Café com o Associado foi promovida na manhã desta quinta-feira, na sede da entidade empresarial
Por Redação Criciúma, SC, 22/06/2023 - 21:01
Foto: Divulgação/ Acic
Foto: Divulgação/ Acic

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma manhã de muito networking, conexão e troca de conhecimento. Assim foi a décima edição do Café com o Associado, promovida pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) nesta quinta-feira, 22. Na sala da diretoria, o presidente Valcir José Zanette, a diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes, e os colaboradores da entidade receberam um grupo de associados. 

Com quase dois mil sócios, a Acic tem recebido mensalmente representantes de empresas associadas para um momento de integração, abrindo diálogo para a discussão de demandas e necessidades, assim como para troca de experiências entre empresários, gestores e profissionais.

O presidente da entidade apresentou aos associados os eixos de trabalho da atual diretoria. Tecnologia e inovação, negócios internacionais, infraestrutura, saúde, segurança pública, educação, apoio às micro e pequenas empresas são algumas das áreas de atuação.

Na educação, forte bandeira da entidade, além do portfólio de capacitações oferecido à comunidade, Zanette destacou a realização do Prêmio Acic de Matemática, que neste ano reunirá cerca de 19,5 mil estudantes e 125 escolas, e o Projeto do Clube do Jovem Empreendedor, ação desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma.

"O foco do nosso trabalho são os associados e, por isso, a importância desse encontro de aproximação. Queremos estar junto aos associados, e especialmente contribuir de forma intensa com os pequenos e médios empresários, que conhecem muito do seu negócio, mas muitos ainda precisam de apoio na gestão e queremos contribuir com esse desenvolvimento", complementa o presidente da Acic.

Capacitação estratégica

Uma das ações da entidade na busca em oferecer conhecimentos aos empresários é a promoção do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), capacitação estratégica desenvolvida em parceria com a Fundação Empreender, que oferece conteúdos de gestão relacionados a áreas fundamentais às empresas. 

Ainda na apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela entidade empresarial, a diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes, enalteceu a estrutura organizacional em rede, e o foco principal do planejamento operacional, o fortalecimento do relacionamento com o associado.

A diretora destacou ainda o importante papel exercido pelo presidente e toda a diretoria da entidade, que desempenha um trabalho voluntário, representando os interesses da classe empresarial e os assuntos que envolvem o desenvolvimento da região.

Participação nos núcleos

O coordenador dos núcleos da associação, João José Camargo, também explanou sobre a importância do envolvimento dos empresários junto aos 23 núcleos oferecidos.  Os núcleos formam um ecossistema que tem como objetivo contribuir para a quebra do isolamento das micro e pequenas empresas, desenvolvendo negócios por meio de iniciativas empreendedoras.

"Os nucleados se reúnem em capacitações, troca de ideias, missões empresariais, facilitação de compras em grupo e discussão dos desafios e necessidades de seu setor, para buscar soluções em conjunto, ou seja, aumentar a competitividade e melhorar o posicionamento das empresas no mercado que atuam", esclarece o coordenador.

Apresentação das empresas e demandas

No encontro desta manhã, cada associado pôde apresentar sua empresa, assim como explanar demandas enfrentadas no mercado, e sugerir movimentos e ações para a Acic. Uma das sugestões foi a realização de uma Rodada de Negócios, para estimular parcerias e despertar o interesse comercial comum. Conforme a diretora executiva, esse evento já está no calendário da entidade e será promovido no próximo dia 27 de julho.

A falta de mão de obra qualificada foi novamente reforçada pelos empresários, assim como a rotatividade de colaboradores. A busca por ofertar qualificação aos profissionais tem sido uma pauta constante da entidade. Nesta quinta-feira, a Acic promove uma capacitação, por meio do PGVE, aos colaboradores da Tintas Farben.

Recém-associada, a empreendedora Francielle Ciseski conta que buscou a Acic para ampliar sua rede de contatos. "Resolvi empreender para oferecer às empresas consultoria na área financeira, grande dificuldade enfrentada, especialmente, pelos pequenos negócios", pontua.

"Tenho interesse, inclusive, em contribuir com meus conhecimentos para o projeto de mentorias, disponibilizado pela Acic aos associados. Também quero fazer parte do Núcleo do Empreendedor", acrescenta Francielle.

"O apoio e a atuação da Acic em pautas de interesse da classe empresarial têm sido muito fortes e importantes. E a iniciativa desse encontro é muito positiva para a troca de conhecimento e networking, além de nos aproximar mais da entidade, conhecendo todo o seu trabalho", coloca o gerente comercial da Rac Saneamento, Renê Paim.

Os representantes da empresa Unitec, Carlos Eduardo Sombrio e Marco Aurélio Pacheco, também aprovaram a iniciativa do encontro e já confirmaram sua participação na Rodada de Negócios do próximo mês. "Muito boa a iniciativa de promover a Rodada de Negócios. Somos associados desde 2015 e queremos passar a utilizar mais as soluções e oportunidades oferecidas pela Acic aos empresários", afirma o proprietário da Unitec, Marco Aurélio Pacheco.

Área da comunicação

Entre os diversos segmentos representados no encontro, a área de comunicação contou com a presença de duas associadas. "Parabenizo a associação por essa iniciativa. Estou no mercado há 12 anos e sempre achava que a Acic fosse para grandes empresas. Quando conheci de perto a entidade, entendi que ela atende e apoia todos os empresários, independente do porte da empresa", salienta Danielle Zabotti, proprietária da Mattiz Consultoria de Comunicação e Design, que também reforçou a importância de capacitar e profissionalizar a mão de obra, e como a comunicação pode ser uma forte aliada na gestão das empresas.  

A jornalista Andréia Limas, microempreendedora individual há três anos, também apresentou sua empresa, que presta assessoria e consultoria na área de comunicação. "Dei mais um passo importante na estruturação da minha empresa ao me associar à Acic, entendendo o quanto a associação apoia e oferece serviços aos empreendedores", pontua.

"Além disso, passarei a integrar a Rede de Vantagens da entidade, que oferece condições especiais nos serviços prestados para os associados. Estar na Rede é uma forma de proporcionar, especialmente aos pequenos empresários, a oportunidade de acesso aos serviços de uma consultoria especializada em comunicação", considera a microempreendedora.   

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito