Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Não teremos vacina para todos os brasileiros neste ano”, afirma consultor de Saúde da Fecam

Segundo Jailson, capacidade de produção das doses no país não será o suficiente para atender toda a população ainda em 2021
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 18/01/2021 - 10:35 Atualizado em 18/01/2021 - 10:36
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Apesar da aprovação das vacinas Coronavac e de Oxford pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há uma projeção de que os brasileiros continuem lidando com a Covid-19 para além de 2021. De acordo com o consultor em Saúde da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Jailson Lima, a capacidade de produção das vacinas no país não será suficiente para atender toda a população brasileira ainda neste ano.

“Temos que ter claro que não teremos vacina para todos os brasileiros neste ano”, disse Jailson. “A Fundação Oswaldo Cruz deverá começar a produzir em fevereiro, mas mesmo Astrazeneca, Oxford, Fundação Oswaldo Cruz e o Butantan não terão condição, neste ano, de produzir vacinas para todos os brasileiros”, completou.

Atualmente, o Instituto Butantan conta com 6,5 milhões de doses da vacina Coronavac, das quais 6 milhões deverão ser distribuídas entre os estados brasileiros. A previsão é de que até o final de março e abril o Instituto tenha produzido pelo menos mais 30 milhões de doses para atender parte da população.

Ainda sim, projeta-se que o quantitativo não será o suficiente para vacinar todos, visto que vacinas como a Coronavac e de Oxford dependem de uma segunda dose. Segundo Jailson, quanto mais vacinas forem trabalhadas no Brasil, maior será o alcance da imunização.

“Estamos apostando que a Sputnik, a vacina Russa, seja aprovada o mais breve possível dentro da Anvisa, que está exigindo que se faça uma 3ª fase da vacina no Brasil. Isso significa pelo menos mais 60 ou 90 dias até aprovação, o que é uma insanidade desses técnicos, sabendo que ela já está sendo utilizada na Argentina, Bolívia, Venezuela e Rússia”, ressaltou o consultor de Saúde da Fecam.

A previsão é de que ainda nesta segunda-feira, 18, as vacinas cheguem à Secretaria de Saúde de Santa Catarina, com possibilidade de início da imunização no estado entre hoje e quarta-feira. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito