Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Não somos meros espectadores", diz secretário sobre a pandemia

Em despacho do MPSC, o governo do Estado foi apresentado como "mero espectador" e o secretário rebateu
Por Vitor Netto Florianópolis - SC, 07/08/2020 - 08:01 Atualizado em 07/08/2020 - 08:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O juiz Jefferson Zanini, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Florianópolis, deferiu parcialmente , nesta quinta-feira, 7, uma tutela provisória em ação civil pública proposta pelo Ministério Público para impor ao governo do Estado novas diretrizes no comando das ações de combate ao coronavírus em Santa Catarina. Na prática, a decisão cobra protagonismo do Executivo estadual na adoção de medidas de enfrentamento à Covid-19, anteriormente "terceirizadas" para os municípios. No despacho, o juiz afirmou que o Estado "abandonou o protagonismo e se tornou mero espectador". O secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, falou ao programa Adelor Lessa na manhã desta sexta-feira, 7, e rebateu: "Não somos meros espectadores". 

Conforme o secretário, ele já tomou conhecimento do despacho, contudo ainda não se debruçou no tema. "Apesar de tudo o que temos propondo de decisões e compartilhamento de responsabilidade, parece que alguns órgãos ainda não entenderam a nossa intenção. Hoje nós temos reuniões sobre essas deliberações e com certeza mais tarde temos deliberações mais firmes do estado", afirmou. 

Para Ribeiro, o governo não se afastou das regiões e das cidades e sim trabalha em conjunto. "A gente respeita esse entendimento do poder Judiciário, mas nós não temos essa visão. O estado não se afastou, muito pelo contrário nós temos decretos estaduais em vigor que são publicados todas as sextas-feiras aliados as matrizes. E lembrando que nós estamos desde o início fazendo esse gerenciamento de gestão de crise. Nós colocamos a disposição dos municípios e dos gestores, por solicitação e necessidades deles, uma série de ferramentas, como inteligência digital para a tomada de decisões e contato direto com o Ministério da Saúde", explicou. 

O secretário ainda enfatizou a atuação do estado no enfrentamento da pandemia. "Não somos meros espectadores. No meu entendimento esse posicionamento é equivocado. Tenho certeza que após as nossas respostas essas coisas vão tornando cada vez mais clara. É importante que entendamos que o poder executivo e a gestão da crise é de responsabilidade do gestor do executivo", acrescentou. 

Motta afirmou que diariamente o Estado tem contato com os municípios. "Nós temos contatos diários com hospitais, municípios e associações. O canal de contato da secretaria e das regiões é aberto 24 horas por dia. Temos vários mecanismos para essas trocas de informações e vamos manter a rotina, de apoio e decisões das ações locais. Hoje temos algumas visitas programadas e isso segue ocorrendo desde o começo da pandemia". 


 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito