Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Municípios debatem instalação de usina de asfalto

Criação de consórcio está sendo avaliada por Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá
Marciano Bortolin
Por Marciano Bortolin Forquilhinha, SC, 02/03/2021 - 17:32Atualizado em 02/03/2021 - 19:08
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá debatem a aquisição de uma usina de asfalto a ser compartilhada pelos três municípios. O assunto foi tratado nesta terça-feira, 2, pelos prefeitos de Maracajá, Anibal Brambila e Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho. 

A proposta é criar um consórcio, pelo qual as três cidades conseguiriam reduzir os custos na aquisição de matéria-prima e agilizar as obras de pavimentação,. "Os custos para cada prefeitura, seria conforme a proporção de consumo previsto por cada prefeito para pavimentação ao longo dos quatro anos", diz Neguinho.     

O prefeito de Forquilhinha explicou ainda que, por meio do consórcio, é possível utilizar as verbas dos governos Federal e Estadual para pavimentação. "Se criamos o consórcio o asfalto sairia bem mais em conta, e nós poderíamos usar as verbas estaduais e federais, para realizar a pavimentação fornecida pela Usina, que seria adquirida através do consórcio", fala.

O local para a instalação do equipamento seria a Rodovia Jacob Westrup entre Forquilhinha e Maracajá. "A instalação seria em local estratégico, já que após a conclusão da pavimentação, a rodovia alavancará o desenvolvimento de Maracajá e Forquilhinha, agilizando ainda o escoamento da produção agrícola e agroindustrial, e favorecerá o turismo", citou Neguinho.

Para o prefeito de Maracajá, Anibal Brambila, a aquisição está sendo estudada pela gestão. “Pois pagaríamos menos, tanto pela aquisição dos maquinários, quanto pela matéria-prima. Além disso, poderíamos usar recursos de emendas estaduais e federais na pavimentação, o que agilizaria as obras, e nos daria mais autonomia", enfatizou o prefeito, acrescentando que irá analisar o projeto junto com o grupo de gestores.