Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Municípios da região encontram problemas para entrar no Mapa do Turismo

Situação envolvendo a Encantos do Sul pode deixar cidades de fora
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 24/05/2021 - 16:34 Atualizado em 24/05/2021 - 16:41
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os municípios do Sul de Santa Catarina correm contra o tempo para não ficar de fora do Mapa do Turismo Regional Brasileiro, porém, enfrentam um problema que pode prejudicá-los neste processo,

O presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec, Ismail Ahmad Ismail, explica que as cidades trabalham para reunir informações e enviar para o Ministério do Turismo, informações estas que precisam ser validadas pela Instância de Governança Encantos do Sul, e é aí que surge o problema, pois quem deve validar estas informações, não está...validada. “Na edição de 2019 alguns municípios da região ficaram de fora por conta de algumas situações e nós queremos evitar que isso a aconteça de novo. Um dos problemas é a Encantos do Sul que representa a Amrec, a Amurel e outros dois municípios, e por isso cabe a ela validar as informações que iremos repassar. A instância de governança analisa e valida, o problema é que a própria instância está com a validação questionável”, diz.

Ismail comenta ainda que este questionamento se dá porque a Encantos do Sul está sendo gerida por um interventor nomeado pela Justiça. “O mandato foi renovado três vezes para concluir o trabalho que precisa concluir, e até agora não concluiu e está claro que não vai concluir”, enfatiza.

Reunidos na semana passada na sede da Amrec, os responsáveis pelo turismo de cada cidade integrante da Encantos do Sul, decidiu ir em busca da possibilidade de um outro caminho. “Estar no Mapa do Turismo possibilita aos municípios a apresentação de projetos e a busca por recursos. Já enviamos um documento para a Santur perguntando se podemos buscar um caminho B, que não seja a instância para a validação deste material e, paralelo a isso, estamos com o advogado da Amrec analisando as medidas judiciais cabíveis para tentar resolver a situação”, cita.

Ismail lembra que o juiz denominou o interventor devido há alguns problemas encontrados na Encantos do Sul. “Estava um pouco desorganizado. Não tem estatuto registrado, não se sabe direito quem são os membros e não tem uma eleição válida há muito tempo. O mandato do presidente eleito expirou há muito tempo e não foi feita uma eleição, mas o juiz já deu prazo três vezes para ele solucionar e ainda não foi solucionado”, pontua.

Fazem parta da Encantos do Sul os municípios de Armazém; Braço Norte; Balneário Rincão; Capivari de Baixo; Cocal do Sul; Criciúma; Forquilhinha; Garopaba; Grão Pará; Gravatal; Içara; Imaruí; Imbituba; Jaguaruna; Lauro Muller; Laguna; Morro da Fumaça; Nova Veneza; Orleans; Paulo Lopes; Pedras Grandes; Pescaria Brava; Rio Fortuna; Santa Rosa de Lima; São Ludgero; São Martinho; Siderópolis; Sangão; Treze de Maio; Treviso; Tubarão e Urussanga.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito