Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mundo Senai abre portas para a comunidade conhecer as carreiras tecnológicas

Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira simultaneamente nas unidades Senai de todo o Brasil 
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 21/11/2019 - 11:38 Atualizado em 21/11/2019 - 11:38
Foto: Vitor Netto
Foto: Vitor Netto

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 A unidade do Senai de Criciúma está recebendo, nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22, mais uma edição do Mundo Senai. A ação, que ocorre simultaneamente em todo o Brasil, tem o objetivo de abrir as portas da instituição para a comunidade e apresentar os serviços, cursos e atividades oferecidos pela instituição para a população. O evento iniciou na manhã desta quinta-feira, com apresentação de dados e novidades institucionais, além de levar conhecimento e inovação para os visitantes.

Com uma programação recheada de atividades, o evento conta com oficinas, workshops, minicursos e palestras. Além de visitas aos laboratórios didáticos, atividades culturais e esportivas, (RE) Bazar, que é uma atividade de troca de roupas, acessórios e customização, e uma vitrine de empregos, com vagas disponíveis em empresas da região.    

Evento inicia nesta quinta e segue até sexta-feira. Foto: Vitor Netto 

De acordo com a gerente executiva do Sesi Senai SC – Regional Sul, Graziela da Silva Branco, além de conhecer a estrutura física e acadêmica, os visitantes podem ter a oportunidade de experimentar a instituição. “Eventos como este servem para que a comunidade, especialmente as crianças e adolescentes que vêm nos visitar, possa conhecer as oportunidades futuras da indústria, que tenham um novo olhar das carreiras, do quão tecnológica elas estão e de quanto eles precisam estar se preparando para esse novo universo da indústria 4.0”, coloca. 

Foto: Vitor Netto

Conforme o analista de comercialização da instituição Criciúma, Maicon Jung Canever, todas as ações realizadas pelo Senai, de uma maneira ou de outra, acabam retornando para a comunidade. “Uma ação como esta é mais uma forma de expor os trabalhos dos alunos, professores e funcionários para a população”, comenta. 

Foto: Vitor Netto

Participação da comunidade

O evento é gratuito e aberto para a comunidade. Escolas da cidade estão também participando da iniciativa, que estima receber ao todo 2500 visitantes. O Mundo Senai é bem visto pela estudante do 9º ano da Escola Joaquim Ramos de Criciúma, Fernanda Fernandes Francelício, que participou da oficina de modelagem e tem interesse em ingressar na área de Moda. “É muito interessante e bom vir aqui e ver as novidades e os diferenciais que eles apresentam”, afirma. 

Foto: Vitor Netto

Outra atividade totalmente voltada para a comunidade ocorre no período da noite desta quinta-feira, 21, que é a Vitrine de Empregos. Duas empresas de recolocação profissional ofertarão vagas de emprego e receberão currículos dos visitantes.

Balanço e novidades

No período da manhã desta quinta-feira, 21, ocorreu o Café com a Imprensa, que apresentou dados que a região sul, que compreende 27 municípios, tem realizado. Além das parcerias e números de alunos, ações e parcerias. 

Atualmente a região atende seis mil empresas e oferece o serviço de Jovens Aprendizes. Conta com mais de 500 cursos de curta duração, atua no ensino infantil e básico (Sesi Escola), cursos de graduação, pós-graduação e técnicos e atualmente coma cinco mil alunos na região e diversos prêmios conquistados por eles.  

Para 2020, projeta-se reformas estruturais, como a ampliação da cantina, uma nova biblioteca, playground, ações de segurança, espaço maker e reestruturação da Clínica Sesi Saúde do Centro, além da implantação dos cursos técnicos de mecatrônica e eletrotécnica. Outra ação do próximo ano é o evento Universo #VemFazer Sesi Senai, que ocorrerá em Criciuma e vai recebe tornei de Robótica, Challenge Sesi Senai, Seletiva WorldSkills entre outras atividades. 

A longo prazo, estima-se em 2021 um Polo Universitário em todo o Estado e em 2023 seis campis em toda Santa Catarina. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito