Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mundo do trabalho em debate no Encontro de Economia Catarinense

Professor doutor da Unicamp, José Dari Krein, fará a palestra de abertura do evento
Por Redação Criciúma - SC, 06/05/2019 - 13:46 Atualizado em 06/05/2019 - 13:52
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc será palco nos dias 9 e 10 de maio, do 13º Encontro de Economia Catarinense, que reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais de economia e áreas afins para debater assuntos em torno do tema "Transformações no Mundo do Trabalho". O evento é realizado pela Apec (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense), em parceria com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc) e o Curso de Ciências Econômicas da Universidade, que em 2019 completa 20 anos de história.

A abertura oficial do Encontro ocorre no dia 9 de maio, às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, com a conferência "Transformações no Mundo do Trabalho", com o professor doutor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), José Dari Krein. Os trabalhos desta conferência serão coordenados pelo professor doutor Alcides Goularti Filho, representante da Apec.

O coordenador da 13ª edição do Encontro, o professor da Unesc Dimas de Oliveira Estevam, explica que o tema do Encontro leva em consideração o cenário nacional, com 13 milhões de desempregados, sendo que destes, 4 milhões de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego, por diversos fatores). "As mudanças na legislação trabalhista iniciaram em 2017 e estamos passando por um período de muitas alterações. Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência, todas essas discussões estão alterando o cenário. Por isso o evento vai tratar das transformações do trabalho em âmbito nacional, estadual e local (Criciúma) e também fazendo a ligação de como um fato em nível de Brasil pode atingir o cenário local", afirma.

Esta é a segunda vez que a Universidade sedia um Encontro de Economia Catarinense. Segundo Estevam, o evento tem como objetivo reunir pesquisadores, professores e estudantes de Economia e áreas afins como Administração, Ciências Contábeis, Sociologia, História, entre outras para apresentar os estudos desenvolvidos no Estado e realizar uma troca de informações e experiências entre os participantes e estreitar laços entre as instituições presentes.

O Encontro contará com três conferências e 20 mesas-redondas com a apresentação de mais de 100 de trabalhos, além do lançamento de livro e da última edição da Revista Catarinense de Economia (RCE). Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de maio pelo endereço http://app.intercientifico.com.br/.

Áreas temáticas

Ao longo de dois dias, os trabalhos irão girar em torno de dez áreas temáticas: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental; Gestão e economia do setor público; Demografia, espaço e mercado de trabalho; História econômica e social; Economia industrial, da ciência, tecnologia e inovação; Desenvolvimento social, economia solidária e políticas públicas; Desenvolvimento regional e urbano; Desenvolvimento rural e agricultura familiar; Economia e política internacional e Temas especiais.

Assuntos como previdência social, impactos do programa Bolsa Família sobre indicadores de desigualdade e pobreza, sistema nacional de inovação, agricultura e pecuária, Prodec (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense), descentralização administrativa e financeira dos municípios catarinenses e participação feminina no desenvolvimento rural serão debatidos.

O evento terá a apresentação de vários trabalhos e estudos produzidos nas diversas universidades e organizações de pesquisa de Santa Catarina. Os temas serão abordados por professores e pesquisadores de instituições como Unesc, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Apec, Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Cepa (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – ligado à Epagri), FURB (Universidade Regional de Blumenau), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Lançamento de livro

A programação do Encontro de Economia Catarinense contará ainda com o lançamento do livro "Características Econômicas e Sociais de Santa Catarina no Limiar do Século XXI", da Ediunesc (Editora Unesc). A obra tem como organizador principal o professor doutor da UFSC, Silvio Cário, com conta os organizadores José Nicolau, Luiz de Carvalho Júnior e Norton Flores Boppré. O lançamento ocorre às 19 horas no Auditório Ruy Hülse.

A obra está dividida em 14 capítulos, em que faz uma radiografia socioeconômica de Santa Catarina, com informações sobre a primeira década e meia dos anos 2000. O livro é resultado de pesquisas realizadas por professores da UFSC (Economia, Relações Internacionais e Arquitetura), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento do Governo de Santa Catarina, com informações atuais do senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2017 e de outros dados.

O objetivo do trabalho é colaborar com o pensar o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina. O recurso para publicação foi da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). Confira a programação do Encontro de Economia Catarinense.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito