Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mudança de carreira combina com o fim do ano? "Talvez o momento não seja ideal", diz orientadora

Cansaço ao longo deste período é normal, e por isso nenhuma decisão deve ser tomada de forma precipitada
Por Redação Criciúma, SC, 19/12/2021 - 12:16 Atualizado em 19/12/2021 - 12:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a chegada do fim do ano, é comum que as pessoas comecem a preparar a lista de metas e objetivos do ano seguinte. Muitas vezes, uma mudança profissional está incluída nessas metas. Possíveis transições devem ser muito bem pensadas e planejadas, antes de acontecer, alerta a orientadora profissional Ingrid Martins.

Para Ingrid, o problema em tomar uma decisão importante como essa em pouco tempo, justamente nos últimos meses do ano, está ligada ao fato de que geralmente quando o ano está prestes a terminar, os profissionais já estão cansados da sobrecarga de trabalho. "De certa forma, nesse período estamos exaustos e estressados por conta do dia a dia. Isso pode ser confundido, porque às vezes o problema não é a profissão e sim o lugar que estou ocupando”, avalia.

Isso não quer dizer, no entanto, que está proibido mudar de carreira no período de virada do ano. "Uma mudança como essa pode acontecer a qualquer momento da vida. Eu não aconselho que aconteça agora, a menos que ela esteja sendo planejada e organizada há tempo suficiente para que a escolha seja certeira", explica. 

O cansaço ao longo deste período é normal, e por isso nenhuma decisão deve ser tomada de forma precipitada. A orientadora ressalta que aqueles que têm pensado em uma transformação como essa, devem fazer um planejamento, observando os novos desejos profissionais e avaliando se existem habilidades a serem desenvolvidas antes da mudança. 

Mas o que fazer quando o desejo de mudança chega de repente?

A profissional explica que existe um esgotamento natural que chega aos trabalhadores neste período. É aí que começa a vontade de resolver, de uma só vez, diversos problemas acumulados ao longo de 365 dias. Segundo Ingrid, se a pessoa já buscou cursos, desenvolveu habilidades e planejou a mudança, essa mudança pode acontecer sem problemas na virada do ano.

Se este não for o caso, o mais recomendado para este momento é buscar um período de descanso, buscar ajuda para definir onde se deseja chegar e planejar com cautela os passos da mudança.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito