Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

MPT aponta as irregularidades na Carbonífera Metropolitana

Segurança e saúde dos 450 trabalhadores estavam em risco
Por Redação Treviso - SC, 16/08/2019 - 16:50 Atualizado em 16/08/2019 - 18:21
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Ministério Público o Trabalho apontou a série de irregularidades que levou à interdição da Mina Fontanella, que gera a extração de 100 mil toneladas de carvão bruto por mês para a Carbonífera Metropolitana S/A. Após 12 horas de inspeção no subsolo e seis horas na área de beneficiamento e barragens foram constatadas diversas situações de risco à segurança e saúde dos trabalhadores do local.

No subsolo, os principais problemas constatados foram o risco de queda de material do teto e das paredes e o possível colapso de pilares e consequente desabamento do maciço, exposição a gases tóxicos, asfixiantes (monóxido de carbono) e explosivos (metano), bem como falhas no sistema de ventilação.

Também foi flagrado o armazenamento inadequado de material explosivo, irregularidades em máquinas, equipamentos e instalações elétricas, impossibilidade de evacuação dos cerca de 450 trabalhadores que exercem suas atividades em subsolo no caso de ocorrência de acidente de maiores proporções, como desabamentos, explosões ou incêndios.

Na superfície, na planta de beneficiamento do carvão, os problemas foram identificados nos transportadores contínuos, inclusive partes móveis desprovidas de segurança, ausência de proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais, e ausência de aterramento elétrico.

Participaram da inspeção sete Auditores-fiscais do Trabalho, incluindo responsáveis pela análise do acidente que vitimou 235 pessoas após o rompimento da barragem de Brumadinho/MG.

Fiscalização flagra morte em outra Mineradora

Durante a inspeção na Carbonífera Metropolitana S/A, na semana passada, os integramente da fiscalização flagraram a morte de um trabalhador em uma outra mina de carvão da região, devido o desabamento de parte do teto de uma das frentes de trabalho. Os Auditores-Fiscais do Trabalho se deslocaram até o local, dando início à investigação para análise das causas do acidente.

De acordo com o chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina, Pedro Henrique Maglioni da Cruz, o setor de mineração de carvão na região de Criciúma representa uma das atividades com maior número de acidentes e mortes relacionados ao trabalho no Estado e, no cenário nacional, representa um dos setores da mineração com maior índice de óbitos, possuindo taxa de mortalidade superior a 7 vezes quando comparada a outros setores da mineração.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito