O trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC), pode receber duas obras estruturantes: a construção de um túnel e a implantação de um contorno viário. A informação foi confirmada pelo coordenador da Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Pedro Uczai (PT), com base em reuniões recentes no Ministério dos Transportes e tratativas com o Governo de Santa Catarina e dada em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior, nesta sexta-feira (23).
A proposta em análise considera a possibilidade de executar o túnel por meio da concessionária Arteris e o contorno viário via parceria público-privada com o governo estadual, o que permitiria dividir os custos da obra, estimada em R$ 250 milhões. “A Fiesc manifestou para mim, pessoalmente, que é a favor do túnel. Mas, se o contorno for tecnicamente viável e tiver custo menor, o governo pode entrar como parceiro”, afirmou o deputado. “Pode ser que essa construção tenha as duas soluções. E nós estamos conversando muito. Eu peguei o boi pelo chifre, porque é uma obra necessária", destacou.
A proposta está agora em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), com prazo de até 120 dias para avaliação. Segundo Uczai, a mobilização é para garantir que o Morro dos Cavalos seja prioridade na agenda federal de infraestrutura.
Ouça na íntegra a entrevista com o deputado federal Pedro Uczai: