Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Morro da Fumaça preparada para possível estiagem

Samae trabalha constantemente com série de investimentos que garantem o abastecimento de todo o município
Por Redação Morro da Fumaça, SC, 13/09/2021 - 16:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Através do Samae, Morro da Fumaça está mais uma vez preparada para enfrentar uma possível estiagem na região. Além de monitorar a situação do clima, o órgão segue com diversos investimentos a fim de garantir que a água não falte na casa dos fumacenses. “Desde quando criamos o Samae, viemos investindo no abastecimento de água, garantindo que ela chegue na casa de todos os fumacenses. Ampliamos redes e universalizamos o abastecimento. Graças a tudo isso é que conseguimos enfrentar verões sem a falta de água na cidade, o que não acontecia há muito tempo”, enfatiza o prefeito Noi Coral.

O trabalho em torno da redução de perdas, além de contribuir com o abastecimento aos fumacenses, faz parte do Plano de Saneamento de Morro da Fumaça. “O nosso compromisso é garantir que a água chegue às casas de toda a população, uma missão que estamos cumprindo com êxito. Hoje, nenhuma casa sofre com escassez de água, e estamos preparados para enfrentar estes momentos de seca”, destaca o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Investimentos continuam

O diretor do Samae, Rogério Sorato, confirma que a equipe vem monitorando a situação semanalmente. “Em janeiro, as previsões já apontavam que o fenômeno La Niña chegaria em nossa região, o que pode ocasionar a estiagem. A nossa região ainda está normal, mas estamos acompanhando semanalmente. Caso necessário, possuímos captações auxiliares à principal, onde podemos ligar o sistema de bombas e em pouco tempo ter água indo para a Estação de Tratamento”, comenta.

Agora, o Samae irá fazer outra captação auxiliar, desta vez no distrito de Estação Cocal. “Ela não ficará ligada, mas pronta para situações de emergência. Também estamos implantando um novo filtro na Estação de Tratamento de Rio Vargedo, que tem investimento inicial de mais de R$ 500 mil. Além de contribuir com o abastecimento, este novo equipamento permitirá uma economia diária de mais de 400 mil litros de água, já que iremos ter um sistema inovador de retro lavagem dos filtros. Um sistema que poucas cidades do país tem. Na região, nós sairemos na frente mais uma vez”, conta.

Outra iniciativa é a instalação de um sistema fotovoltaico para a geração de energia na Estação de Tratamento de Água.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito