Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moradores denunciam empresa por poluição em Içara

Fábrica de vasos de fibra foi notificada e tem 30 dias para se adequar às normas do meio ambiente
Por Giovana Bordignon Içara, SC, 29/08/2023 - 17:41 Atualizado em 29/08/2023 - 17:45
Foto: Divulgação/4oito
Foto: Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Moradores do bairro Jardim Elizabete, em Içara, estão sofrendo com a poluição causado por uma fábrica de vasos de fibra. Consequência de produtos químicos e processo de lixação e fuligem, um odor forte se espalha pela vizinhança. Por conta dessas e de outras reclamações, a prefeitura notificou a empresa e concedeu um mês para se adequar às normas propostas.

“A fábrica está lá há nove anos, há sete anos existe esse tipo de processo. Praticamente todos os moradores fizeram uma denúncia na Fundai [Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara] e, semana passada, veio a tona que essas denúncias não foram registradas, por isso, a empresa não foi fiscalizada”, contou o morador da região, Aroldo Rossi.

Na última quarta-feira (23), os moradores, o proprietário da empresa, a prefeita Dalvania Cardoso, o procurador, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Fundai se reuniram para debater o assunto. “Os moradores foram informados que no dia 22/08/2023 a empresa foi notificada (…). Nesse sentido, foi proposto aos moradores aguardar a finalização do prazo para regularizar, onde nenhum dos presentes se manifestou contra”, informaram em nota.

Segundo o morador do bairro Jardim Elizabete, Aroldo, além do agravante de poluentes, a empresa também contribui para a poluição sonora. “Esse vaso é de fibra, mas existe uma química muito forte na fabricação, a lixação do produto, que deixa uma fuligem no ar, e a pintura automotiva muito forte. Durante o dia, é um odor muito forte, muita poluição e um barulho desagradável”, relatou.

Agora, a fábrica de vasos deve se adequar aos requisitos pautados na notificação assinada pelo técnico ambiental da empresa. A nova fiscalização deve ser feita em 22 de setembro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito