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Moradores de Morro da Fumaça sofrem com falta d'água há 6 anos

As famílias prejudicadas apresentaram um requerimento ao Ministério Público na última sexta-feira
Por Giovana Bordignon Morro da Fumaça, SC, 22/03/2022 - 18:46
Loteamento Montes Claros, em Morro da Fumaça, sofre com a falta de abastecimento de água há anos / Divulgação
Loteamento Montes Claros, em Morro da Fumaça, sofre com a falta de abastecimento de água há anos / Divulgação

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Os moradores do loteamento Montes Claros, no Distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, entregaram um requerimento ao Ministério Público na última sexta-feira (18) após sofrerem durante seis anos com a falta de abastecimento de água na região. São 14 famílias prejudicadas, totalizando aproximadamente 45 pessoas.

Segundo o residente do loteamento, Jacks Soratto, o problema amenizou significativamente após a SAMAE se responsabilizar pelo serviço, porém, eles ainda são afetados com prejuízo na recepção de água frequentemente. “Nós estamos há praticamente seis anos reivindicando melhorias na rede de uma maneira bem diplomática, conversando com os responsáveis, também já fizemos a solicitação pela Câmara de Vereadores”, comentou Jacks.

O último episódio aconteceu nos dias 15 e 17 deste mês, não atingindo apenas o loteamento Montes Claros, mas também o loteamento Floresta e o bairro Mina Fluorita, prejudicando aproximadamente 300 famílias e refletindo direta ou indiretamente em mais de 900 pessoas. “No loteamento Montes Claros foram prejudicadas mais de 40 pessoas, inclusive uma família que tinha uma criança de quatro dias de vida”, lamentou o morador.

A SAMAE justifica a situação vinculada a topografia do bairro, que se encontra em uma parte mais elevada da cidade, possíveis fragilidades da rede de abastecimento ou problemas na manutenção da rede.

O requerimento

O documento possui três requerimentos que refletem nos interesses coletivos do grupo. São eles:

a) Cobrar melhorias na rede de abastecimento que liga ao loteamento Montes Claros e bairro Mina Fluorita com vistas a resolução dos problemas persistentes;

b) Criação de um mecanismo de informação prévia aos usuários sobre a realização de reparos com possibilidade de afetar o sistema hídrico em determinada região, assim os moradores conseguem gerenciar melhor o seu consumo de água antes da cessação do abastecimento propriamente dito. Essa informação deve chegar por mensagem de celular sms ou email no endereço cadastrado pelo 12 horas antes da manutenção, ou em caso de intempere natural ou caso fortuito logo após ao acontecimento.

c) Fornecimento de água potável e própria para consumo via caminhão pipa ou similar em caso de interrupção do sistema durante mais de dois. Certo da vossa intervenção, antecipamos nossos mais sinceros votos de apreço.

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