Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Morador encontra oito escorpiões próximos a sua casa em Içara

Segundo Daniel, lacraus estão se acumulando em um terreno público repleto de capim
Por Paulo Monteiro Içara - SC, 07/06/2021 - 10:00 Atualizado em 07/06/2021 - 10:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um morador do bairro Liri, em Içara, encontrou oito escorpiões vindos de um terreno próximo de sua residência. Os lacraus foram encontrados tanto dentro quanto fora de casa, e corroboram para os casos de infestações que estão sendo registrados em alguns municípios de Santa Catarina.

“Já peguei e matei alguns escorpiões, tenho três guardados em um vidro. Somente no porão foram três”, destacou Daniel Silveira da Rosa, morador do loteamento Montello D’Itália. 

Segundo ele, os escorpiões estão vindo de um terreno baldio pertencente ao município, cujo capim vem se alastrando. O morador alega que já entrou em contato com a Prefeitura e, também, com a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), solicitando o corte da grama, mas que nada foi resolvido até então.

“Esse é um loteamento costeado por uma área ambiental, com árvores nativas. Só que cresce capim embaixo dessas árvores nativas, então a Fundai não vai cortar e a Prefeitura larga para cima da Fundação e ninguém corta”, pontuou Daniel.

Em Içara, o corte de grama de terrenos públicos é competência da Secretaria de Obras da Prefeitura. A Fundai cuida da autorização para corte de árvores, que requer licença ambiental. O corte de capim, no entanto, não depende do sinal verde da Fundação.

Criciúma, Içara, Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville, Navegantes, Itajaí, Antônio Carlos e Araquari são as cidades catarinenses consideradas infestadas com escorpiões amarelos pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). A orientação é que os moradores que encontrarem o animal acionem o Centro de Zoonozes.

Apenas uma das reclamações

Segundo Daniel, a falta de corte de grama no terreno público, que culminou no acúmulo de escorpiões, é só mais uma das reclamações dos moradores do bairro. O morador alega que há um descaso por parte da Prefeitura também em relação ao cuidado com as lajotas da rua, assim como com uma nascente próxima - que virou “depósito de esgoto”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito