Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Montoeira de lixo ao lado do Anel Viário, em Içara

População faz descarte ilegal em terreno baldio; prefeitura e Fundai fazem recolha e aplicam multas
Por Heitor Araujo Içara - SC, 25/11/2019 - 10:42 Atualizado em 25/11/2019 - 10:50

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Anel Viário de Içara amanheceu cheio de lixo. Móveis velhos, como sofás, guarda-roupas e vasos sanitários, além de lixo reciclável, como plásticos e garrafas pets, foram encontrados ao lado da via e flagrados pelo empresário do setor de plásticos, Anselmo Freitas. As imagens foram encaminhadas para o Portal 4oito. Os entulhos e lixos estavam atirados em um terreno baldio ao lado da rodovia.

“No Anel Viário, logo cedo da manhã, ecnontrei uma enormidade de lixo. Sofá cama, vaso sanitário, plástico, coisas que poderiam ser recicladas. Acaba poluindo o meio ambiente. Todo o plástico, alumínio, cobre, pode voltar a ser matéria-prima e inclusive apoiar o pessoal mais carente”, falou Anselmo ao Jornal das Nove, da Rádio Som Maior.

“Provavelmente o descarte é feito à noite, feito de qualquer forma. Não pode, é uma via pública. Pessoal que ver isso aí, vamos fotografar e mandar pros órgãos que fazem a fiscalização. O povo também tem que ficar atento, não só o poder público”, acrescentou o empresário.

A secretaria de Serviços Urbanos de Içara ficou sabendo sobre a situação através da reportagem. De acordo com o secretário Geraldo Badissera, quando há essa notificação, a secretaria, em conjunto com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), vai até o local para fazer a retirada. 

"A Fundai tem a autonomia para multar. Eles notificam os casos e junto com a secretaria fazem a ação de limpeza, de retirada de lixo.Em vários pontos há multa, a gente instala placas, mas aí começam a jogar em outros pontos. O povo não tem a consciência de destinar seus lixos. Reclama-se da poluição, mas joga-se lixo em qualquer lugar”, pontuou Baldissera.

Em Içara, a coleta do material reciclável é feita pela empresa que recolhe o lixo no município. Todo o material reciclável é encaminhado à cooperativa, onde os associados fazem a separação dos resíduos e revendem. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito