Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mesmo com pouca chuva, barragem do Rio São Bento está com nível normal

Liberação de água para os rizicultores pode ser limitada se não chover até o dia 20 deste mês
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 08/12/2019 - 15:32
Foto: Denis Luciano / Arquivo / 4oito
Foto: Denis Luciano / Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A precipitação abaixo da média história em novembro não preocupa o abastecimento de água da barragem do Rio São Bento. O nível da água está 2 metros abaixo do nível de vertimento, considerado o ideal pela Casan. Mesmo com a promessa de poucas chuvas em dezembro, o único problema na barragem pode ser a liberação de água para a rizicultura, caso não chova até o dia 20.

A previsão do tempo, segundo o climatologista Márcio Sônego, indica chuva leve para a próxima quinta-feira, mas novamente precipitações abaixo da média em dezembro. São esperados 120 milímetros, enquanto a média histórica do mês é de 160. Ainda assim, o abastecimento de água seguirá normal em Criciúma.

"Há uns 20 dias deu chuva boa e a barragem aumentou bastante o nível, mas vem caindo. Atualmente está 2 metros abaixo do nível de vertimento, chegou a estar mais de 5 metros abaixo e não deu problema", esclareceu Jaison Speck, gerente da Casan de Criciúma.

A situação mais crítica na barragem no ano foi em outubro, quando chegou a estar 4,3 metros abaixo do nível de vertimento. Na época, o acesso à água para os plantadores de arroz foi limitado. No entanto, outubro foi um mês bastante chuvoso - 202 milímetros, contra 133 da média histórica do mês - e a barragem voltou ao nível considerado normal.

"Mesmo que dezembro seja de baixa chuva, a situação da barragem e de distribuição está normal. A gente salienta que tem que ser feito o uso racional. Nessas épocas de calor a gente consome mais a água e pode afetar o sistema de distribuição como um todo", acrescentou Jaison, lembrando que as três cooperativas de arroz que puxam a água da barragem continuam operando, mas que pode ser feito um racionamento para o setor caso as chuvas não voltem até o dia 20.

A segunda metade do ano vem sendo de chuvas abaixo da média na região. De junho a novembro, foram quatro meses com chuvas abaixo da média. Produtores poderão ter prejuízos a partir deste mês, caso não retornem as precipitações. 

Chuvas em 2019 (Média Histórica)*

Junho: 55 (82)
Julho: 127 (106)
Agosto:31 (127)
Setembro: 40 (129)
Outubro: 202 (133)
Novembro: 91 (128)

* em milímetros. Dados da Epagri

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito