Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Menstrue Livremente precisa de doações para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade

Além de ser um tabu, a falta de acesso à higiene menstrual atinge muitas mulheres

Por Redação Criciúma, SC, 11/05/2023 - 20:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Projeto Menstrue Livremente, lançado pelo Grupo Gapac - Grupo de Apoio e Prevenção à Aids de Criciúma, precisa de doações para continuar levando dignidade menstrual às mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto fornece produtos de higiene menstrual para mulheres que não podem pagar por eles. A menstruação é uma parte natural da vida das mulheres, mas ainda é um tabu em muitas partes do mundo. Além disso, a falta de acesso a produtos de higiene menstrual é um problema real para muitas mulheres em situação de vulnerabilidade financeira.

O projeto atende 359 mulheres, e precisa de doações para complementar os kits de higiene do projeto. O Grupo Gapac está pedindo doações de absorventes e outros produtos de higiene como desodorantes, shampoos e papel higiênico. As doações podem ser feitas diretamente na sede da ONG ou por meio de Pix. Qualquer valor é bem-vindo e fará uma grande diferença na vida das mulheres que recebem essa ajuda.

"Quando eu era moradora de rua, tinha que usar jornal, que era o pior porque causava até infecção. Às vezes rasgava minhas camisetas para colocar lá ou ficava sem e sujava a roupa. Depois do projeto, mudou a minha vida", conta Karina, uma das mulheres atendidas pelo programa. A falta de acesso a produtos de higiene menstrual pode levar a problemas de saúde e higiene para as mulheres. Além disso, a falta de acesso a esses produtos também pode levar as mulheres a perderem dias de escola ou trabalho, o que pode ter um impacto significativo em suas vidas.

O Grupo Gapac está empenhado em ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade e garantir que elas tenham acesso a produtos de higiene menstrual de qualidade. "As doações são de extrema importância na ajuda para levar dignidade a essas mulheres", ressalta Alba de Souza, assistente social do Gapac. Eles precisam da ajuda de todos para continuar esse trabalho importante. Para ajudar, basta visitar a ONG ou entrar em contato diretamente com eles para descobrir como pode fazer doações.

Venha conhecer o GAPAC

O Gapac é  uma Organização Não Governamental de Criciúma sem fins lucrativos, criada em 1994, que tem por finalidade desenvolver ações e atividades que fomentem a melhoria na qualidade de pessoas vivendo com HIV,  e que sofreram ou sofrem algum tipo de preconceito e/ou discriminação e seus familiares, todos em vulnerabilidade social. 

Faz e apoia ações contra homofobia, transfobia, racismo, misoginia e qualquer outra ação que seja a favor dos direitos humanos, da inclusão e reinserção dos indivíduos. Possui grupos de apoio, rodas de conversas, palestras, distribuição de insumos instrucionais e de prevenção à IST, HIV e AIDS. Todas as ações e atividades têm o intuito de promover o exercício da cidadania desta população.

*Trabalho de assessoria voluntária da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário SATC, sob supervisão da professora Nádia Couto*

Tags: gapac saúde ong

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito