Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Menor burocracia abre caminho, mas não garante pagamento de emendas impositivas

Deputada Ada de Luca reforça que ainda é preciso muita pressão para que recursos cheguem aos municípios
Por Redação Florianópolis, SC, 01/07/2020 - 15:52
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que muda a forma de pagamento das emendas parlamentar impositivas foi bem recebida pela deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB). O pagamento dos recursos aos municípios, em especial para a Saúde, é cobrado com insistência pela deputada desde o início do atual governo, por meio de todos os dispositivos legislativos disponíveis. No entanto, a falta de uma garantia maior no efetivo pagamento ainda demanda muita vigilância para que os recursos efetivamente sejam liberados.

O texto passou nesta terça-feira de manhã (30) pelas comissões de Finanças e Tributação e de Assuntos Municipais e foi aprovado em plenário à tarde. “A nossa luta para o pagamento das emendas parlamentares é dura mas, passo a passo, estamos caminhando. Mais um passo foi dado com a aprovação da PEC que diminui um pouco a burocracia no pagamento dos recursos aos municípios”, afirmou Ada.

Conforme a proposta, a liberação do dinheiro será diretamente para uma conta bancária aberta pelo município exclusivamente para o destino que foi definido pelo deputado autor da emenda. Não será mais necessário realizar um convênio e apresentar um plano de trabalho, como funciona hoje. “O problema é que ainda não foi estabelecido um mecanismo que torne mais clara a obrigação do governo de pagar a emenda, que, como o nome diz, é impositiva”, disse Ada.

A parlamentar também questionou a flexibilização do pagamento das emendas dos anos anteriores. As emendas de 2018 poderão ser pagas lá em 2021, enquanto que as emendas de 2019 devem ser pagas até o fim de 2020. “É um passo importante, com certeza, mas nada que nos dê a tranquilidade plena que esse recurso chegará, no prazo correto e justo, em forma de obras e ações ao cidadão catarinense. Por isso, continuamos atentos e trabalhando muito firme nessa questão”, assegurou Ada.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito