Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Meningococcemia foi a doença que matou um dos bebês

Doença rara, que pode levar a morte em até 12h, vitimou uma das crianças em Criciúma; outro óbito foi por meningite bacteriana
Por Amanda Farias Criciúma, SC, 27/09/2019 - 10:30 Atualizado em 27/09/2019 - 10:32
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi detectado o motivo da morte de dois bebês que aconteceu nesta semana, ambas as crianças frequentavam o CEI Aníbal Maria Di Francia, e tinham 7 meses e 1 ano e 5 meses de idade. Segundo dados do Lacen/SC, a doença que vitimou o primeiro bebê (7 meses) foi a meningococcemia, causada pela bactéria Meningococo, que é a responsável por causar meningite e meningococcemia. Ainda não se sabe qual o sorotipo da doença, mas ela é raríssima e ainda mais grave do que meningite. O segundo óbito (do bebê de 1 ano e 5 meses) foi causado por meningite bacteriana, ou seja, foram duas bactérias diferentes que levaram os bebês a óbito. 

A responsável pelo setor de agravo da Vigilância Epidemiológica, Michele Hilário, informa que a meningococcemia leva a óbito em até 12 ou no máximo 24 horas. A diferença entre esta doença e a meningite é que nesse caso essa bactéria se alastra por toda a corrente sanguínea, atingindo todos os órgãos. Já a meningite se aloja na membrana do cérebro.

Os sintomas para a meningococcemia são geralmente graves, incluindo cefaleia, náuseas, vômitos, fotofobia, letargia, exantema, falência de múltiplos órgãos, choque e coagulação intravascular disseminada. O diagnóstico é clínico, confirmado por cultura. 

Vale lembrar que o caso da morte presidiário Marcos Borges de Araújo, de 22 anos, que aconteceu em julho deste ano, também foi por meningococcemia. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito