Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Memória virou tema de sala de aula

Alunos da escola Antônio Guglielmi Sobrinho estão em projeto avalizado pela Fundação Volkswagen
Por Denis Luciano Içara, SC, 21/09/2018 - 11:45 Atualizado em 21/09/2018 - 11:53
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um projeto assinado pela Fundação Volkwagen e Instituto Arte na Escola, de São Paulo, levou um grupo de 21 jovens alunos da escola Antônio Guglielmi Sobrinho do bairro Vila Nova a conhecer, ontem, a casa que está por se tornar patrimônio histórico nacional em Içara certificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A visita ao Museu Casa do Ferroviário Anselmo Cargnin fez parte da pesquisa de campo que estudantes fizeram.

“Propomos tratar de patrimônio histórico”, explica a professora de Artes Julmara Goulart Sefstrom. “Faço parte do polo Arte na Escola da Unesc e ano passado fizemos um curso promovido pela Fundação Volkswagen que deu origem ao projeto que estamos tirando do papel esse ano”, conta.

A iniciativa de procurar patrimônios históricos de Içara foi provocada por uma das disciplinas do curso que a professora Julmara participou. “Daí descobri que o Museu Ferroviário estava em processo de se tornar patrimônio pelo Iphan, e então pensei em ajudar a apresentar toda essa história aos nossos jovens”, detalha.

Daí foi elaborado o projeto “Não me interessa apenas aquilo que é consagrado como cultura, e sim aquilo que me pertence”. “Ele foi um dos dez projetos aprovados em nível nacional”, cita a professora. Na prática com os estudantes do quinto ano foram trabalhados os conceitos de herança, memória e tradição. “Chegamos à conclusão de que todas as famílias tem suas memórias”. A partir daí as crianças fizeram caixas de lembranças com familiares. “Teve uma mãe que mandou a caixinha com todos os dentes de leite da filha, e uma menina que trouxe uma medalhinha que a bisavó deu para ela antes de morrer. Eu fiz as crianças enxergarem o valor das memórias e patrimônios delas, pra chegar no patrimônio da cidade”, relaciona Julmara. 

Com a historiadora Elza de Mello Fernandes monitorando, o grupo de alunos visitou ontem o Paço Municipal, a Casa do Ferroviário e fizeram um piquenique na praça central de Içara. “O projeto prossegue com outras ações até o fim do ano”, conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito