Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

MDB homologa e divulga inscritos para as prévias

Valdir Cobalchini, Dário Berger e Antídio Lunelli participam das prévias marcadas para o dia 19
Por Redação Florianópolis, SC, 11/02/2022 - 12:29 Atualizado em 11/02/2022 - 14:55
Presidente estadual do MDB, Celso Maldaner / Foto: Arquivo / 4oito
Presidente estadual do MDB, Celso Maldaner / Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vencido o prazo para as inscrições dos candidatos às prévias do MDB, no próximo dia 19 de fevereiro, o Diretório Estadual divulgou os nomes dos inscritos até às 23h59min do dia 10 de fevereiro. A Comissão Eleitoral, reunida na sede do partido em Florianópolis, nesta sexta-feira, às 9h, homologou os nomes de Valdir Vital Cobalchini, Dário Elias Berger e Antídio Aleixo Lunelli, conforme a ordem de inscrição, para a disputa que definirá o nome do pré-candidato a governador do partido.

A Comissão Eleitoral foi constituída pela Resolução 002/2022 e é composta pelo ex-senador Neuto Fausto de Conto, o ex-deputado federal e advogado Ronaldo José Benedet e os advogados Fernando Mallon, Miguel Angelo Soar e Adenilso Biasus. 

De acordo com o presidente estadual da sigla, o deputado federal Celso Maldaner, as inscrições demonstram a mobilização do partido e o desejo de que o MDB protagonize o pleito de outubro. “As prévias vão garantir a participação das bases nas definições do partido para as eleições de 2022. O MDB mais Perto das Bases sempre foi o nosso lema”, destacou Celso.

Após a homologação dos nomes, os diretórios municipais que ainda não publicaram seus editais para a realização das prévias, têm até o dia 12 para fazê-lo. Mais de 50% dos diretórios municipais ou comissões provisórias já fizeram a publicação dos seus editais.

Seguindo a resolução 001/2022 e com a definição dos nomes que disputarão a prévia, a Comissão Eleitoral irá confeccionar as cédulas de votação, que serão entregues impressas para todos os diretórios municipais do MDB, antes do dia 18 de fevereiro. A cédula será única para todos e confeccionada e distribuída pelo Diretório Estadual.

O nome do vencedor das prévias, realizada simultaneamente em todas as cidades de Santa Catarina, das 9h às 15h, do dia 19 de fevereiro, será o pré-candidato emedebista ao Governo do Estado, conforme definição do Diretório Estadual do partido no dia 23 de agosto, em Florianópolis.  As prévias são um momento de democracia partidária e fortalecimento rumo às eleições de outubro deste ano.

A Comissão Eleitoral editou a resolução 001-2022 homologando a inscrição das candidaturas e deferindo o pedido de desistência do candidato Paulo Cesar Rodrigues.

Conheça um pouco da trajetória dos candidatos inscritos para a prévia:

Valdir Vital Cobalchini: Líder da bancada do MDB, Cobalchini está no seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. O deputado já presidiu o Diretório Estadual do partido e chefiou a Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Dário Elias Berger: Natural de Bom Retiro, Dário foi vereador em São José e duas vezes prefeito da cidade. Em 2004 elegeu-se prefeito de  Florianópolis, sendo reeleito no pleito seguinte. Em 2014, Berger foi eleito senador pelo MDB.

Antídio Aleixo Lunelli: Nascido em Corupá, Lunelli foi o eleito pela primeira vez em 2016 para assumir a prefeitura de Jaraguá do Sul. Em 2020 ele se tornou o primeiro prefeito reeleito da cidade. Antídio ocupa também a presidência da Associação de Prefeitos do MDB.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito