Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Marcos Vieira: “É necessário fazer a Reforma da Previdência e com profundidade”

Segundo ele, de 1962 até hoje, houveram muitas modificações no sistema
Por Letícia Ortolan Florianópolis - SC, 26/07/2021 - 11:54 Atualizado em 26/07/2021 - 11:54
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No Programa Adelor Lessa da manhã desta segunda-feira, 26, o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) afirmou ser a favor da Reforma da Previdência. Segundo ele, de 1962 até hoje, houveram muitas modificações e uma delas foi o número de servidores públicos inativos e pensionistas, que resultou em um colapso do sistema. 

Em 1962, havia cerca de 20 mil seguidores ativos, mas nenhum inativo ou pensionista, conforme Vieira, todos contribuíram para um fundo denominado de repartição simples. Já em 1972, passou para 25 mil servidores da categoria, com cerca de 5 mil aposentados. Ou seja, tudo que começou a ser arrecadado, era repartido entre eles. 

“Chegando nos termos atuais, de que o sistema de arrecadação não suporta mais pagar nenhum dos inativos ou pensionistas” destacou Vieira acrescentando que “tudo que se arrecada não dá pra pagar, por isso o estado vem bancando anualmente cerca de R$ 5 bilhões para cobrir esse déficit”, destacou. 

O deputado também declarou que é contra a contribuição para um salário mínimo e do aumento de mais seis a sete anos para a aposentadoria. “Quanto à paridade de integralidade, a emenda constitucional proíbe isso a partir de dezembro de 2003. Significa conceder um benefício e não manter benefício”, salientou. “É necessário fazer a Reforma da Previdência e com profundidade”, finalizou.

Ouça a entrevista completa abaixo: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito