Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Marcos Petry trata de autismo e os gatilhos de superação

Professores e a comunidade em geral acompanharam a palestra promovida pela Secretaria de Educação em Forquilhinha
Por Redação Forquilhinha, SC, 17/07/2019 - 15:20 Atualizado em 17/07/2019 - 16:20
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O escritor, palestrante, produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista e músico, Marcos Petry, esteve na noite desta terça-feira, 16, em Forquilhinha para falar sobre o “Autismo e os gatilhos de superação”. A palestra promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, reuniu professores, pais, alunos e a sociedade em geral para ouvir as experiências de Petry e suas vivências enquanto uma pessoa com autismo.

Para falar sobre o tema, a mãe de Marcos, Arlete Petry, relatou o comprometimento da família com os estímulos ao desenvolvimento do filho. Na sequência, Marcos Petry trouxe o seu relato de vida, repleto de situações, vivências, dificuldades, mas sobretudo, a sua enorme superação aos desafios que a vida impõe a um autista. O silêncio invadiu o espaço do Ideal Esporte Clube, onde os participantes se acomodaram para ouvi-lo.

“Eu não tinha contato visual, achava difícil me socializar, era intolerante a sons, tinha dificuldades de lidar com a coordenação motora fina, havia rotinas muito restritas no dia a dia, fazia movimentos repetitivos. Uma amiga, que na época estudava psicopedagogia, veio até nós e comparou meu comportamento ao autismo. Nunca tive um laudo da condição por especialistas”, relata Petry.

Estudos indicam que não existem exames laboratoriais ou de imagem que ajudem a identificar o autismo. Em geral, o médico considera o histórico do paciente, a observação de seu comportamento e os relatos dos pais. Petry considera a música e a linguagem como duas vias importantes que contribuem na evolução humana. “Foi através destas que tenho estabelecido metas, conhecido e desafiado meus limites. Diligência é a base para meus projetos”, disse. “A paciência é uma postura e um comportamento bacana para se ter com um autista”, acrescenta.

A palestra fez parte das atividades de formação continuada realizada pela Secretaria de Educação. “Foi uma noite de oportunidade para poder ouvir, refletir e por diversos momentos se emocionar com a história de vida de Marcos. E, sobretudo, foi um momento de novos conhecimentos para contribuirmos no desenvolvimento dessas crianças, tanto os profissionais da educação e a todos que participaram”, resume a gerente de Educação, Morgana Tomazi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito