Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Manifestações em Criciúma: prós e contras o posicionamento de Clésio Salvaro (VÍDEOS)

Trata-se da Parada LGBTQIA+, que está acontecendo no Parque Centenário e o Piquenique da Família, concentrado no Parque das Nações
Por Letícia Ortolan Criciúma, SC, 28/08/2021 - 16:30 Atualizado em 28/08/2021 - 18:38
Foto: Letícia Ortolan / 4oito
Foto: Letícia Ortolan / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após viralizar vídeo do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), se posicionando contra um professor da Rede Municipal de Ensino, duas manifestações foram articuladas neste sábado, 28. Trata-se da Parada LGBTQIA+, que está acontecendo no Parque Centenário e o Piquenique da Família, concentrado no Parque das Nações. 

No vídeo que havia sido postado na rede social de Salvaro, o próprio dizia "essa viadagem na sala de aula nós não concordamos". A fala foi diante a reprodução do clipe Etéria do cantor Criolo, aos alunos do 9º ano. O governador municipal ainda alegou ter exonerado o educador, afirmando que o conteúdo passado era contra as Diretrizes Curriculares de ensino. 

 

A vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo (PCdoB), encaminhou uma denúncia contra o prefeito da cidade ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o qual se manifestou na última sexta-feira, 27, com a seguinte nota:


O Ministério Público de Santa Catarina vem a público informar, em razão dos recentes episódios ocorridos no Município de Criciúma e noticiados pela mídia envolvendo as falas do Prefeito Municipal em rede social e seus posteriores desdobramentos, que a Procuradoria-Geral de Justiça instaurou uma notícia de fato a fim de apurar eventual responsabilidade criminal na conduta do chefe do Executivo de Criciúma.

 

O MPSC informa, também, que na Comarca de Criciúma há procedimentos na área da cidadania e direitos humanos e que houve o encaminhamento para a área da educação a fim de avaliar a regularidade e o cumprimento do plano de ensino municipal, sem prejuízo do acompanhamento do inquérito policial já instaurado na Polícia Civil que objetiva apurar e punir os responsáveis pelo vandalismo e depredação do patrimônio público municipal.

 

O Ministério Público de Santa Catarina apurará os fatos à luz dos parâmetros legais vigentes no país, dissociado de qualquer aspecto ideológico. Terminadas as apurações, o Ministério Público apresentará suas conclusões sobre os fatos e adotará as providências necessárias, cumprindo suas atribuições constitucionais e seu dever de prestar contas à sociedade catarinense.

Manifestações

Em prol disso, manifestantes LGBTQIA+ promoveram um evento, com o objetivo de lutar pelo movimento. "Uma das maiores importâncias de a gente estar aqui hoje frente à essa causa é por sentir quando um dos nossos é abatido. A gente sente a dor do outro como se fosse nossa e temos empatia para compartilhar essa dor em um ato, um grito de força que é o que estamos fazendo" destacou Davi Alvim Guilherme Martins, de 19 anos. 

A manifestação está contando com o apoio da Polícia Militar (PM) e Defesa Civil de Criciúma. Além disso, pede 1kg de alimento para a participação.

Parada LGBTQIA+ no Parque Centenário,  bairro Pinheirinho

 

O Piquenique da Família também foi implantando diante do cenário, no entanto, com o objetivo de repudiar a atitude do educador. Uma das frases escritas para o chamamento de participantes é: "Não mexa com nossas crianças".  

O criciumense Tiago, de 33 anos, declara que a intenção não é atingir ninguém, mas sim ser a favor da família. "Estamos aqui pelo convívio familiar, pela alegria, pelo passeio. Isso que é o bacana, não estamos sendo contra as pessoas, mas sim enaltecendo os grupos familiares", destacou. 

 

Piquenique da Família no Parque das Nações, bairro Próspero 

Anteriormente, o piquenique seria feito no mesmo lugar do manifesto LGBTQIA+. Porém, por orientação da Polícia Militar (PM), o local precisou ser mudado. A exigência é que cada participante leve roupas ou alimentos não perecíveis. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito