Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Manhã de homenagens e apresentação de projetos no Bairro da Juventude 

Rádio Som Maior, Portal 4oito, entre outros veículos, receberam homenagens pela parceria da Instituição com a imprensa
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 27/11/2019 - 13:21 Atualizado em 27/11/2019 - 15:23

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há oito anos a Rádio Som Maior atua em parceria com o Bairro da Juventude na Campanha SuperAção. Ao mesmo tempo, o Portal 4oito vem desde o seu início apoiando e divulgando as ações da instituição. Essa parceria já consolidada foi lembrada na manhã desta quarta-feira, 27, quando o Bairro realizou homenagens aos veículos de imprensa da cidade e região. O Bairro também aproveitou a ocasião para apresentar os dados de um projeto de ampliação das estruturas físicas, em parceria com a Unesc.

Foto: Milena Nandi / Aicom Unesc

Neste ano o Bairro completou 70 anos e atualmente conta com 1,5 mil alunos, realizando diversas ações educacionais e profissionalizantes. Todas as ações desenvolvidas são divulgadas cotidianamente pelos veículos de imprensa da região. De acordo com a diretora executiva do Bairro, Silvia Zanette, o momento é de agradecimento. “A forma de como é comunicado as ações do bairro, a forma de entendimento que a imprensa tem para com os programas e projetos realizados aqui é muito importante. É uma prestação de contas do que realizamos”, coloca. 

Também foi inaugurada uma placa de veículos do Bairro da Juventude. 

Campanha SuperAção 

A campanha SuperAção é uma ação realizada há oito anos pelo Bairro da Juventude e pela Rádio Som Maior, em que busca redes de supermercados e empresas parceiras para destinar parte do valor de mercadorias para o Bairro. Somente em 2019, foram arrecadados mais de R$ 765 mil arrecadados, sendo que a meta traçada era de R$ 700 mil.

Para a diretora executiva, a parceria é muito importante. “A Som Maior é parceira desde sempre e tem um trabalho de parceria direta na realização da Campanha”, comenta. 

Projeto estrutural com a Universidade

O Bairro da Juventude, em parceria com a Unesc por meio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, vem realizando há dois anos em um projeto de readequação da estrutura do campus da instituição. 

O objetivo é de revisar e elaborar o Plano Diretor Participativo (PDP) e do Projeto Político Pedagógico (PPP) do complexo educacional do Bairro, para a revitalização e adequação dos espaços, priorizando pelos princípios e diretrizes da proposta pedagógica da instituição. 

Conforme o professor do curso de Arquitetura da Unesc, Miguel Angel Pousadela, o projeto visa aliar o espaço físico com o sistema pedagógico da Instituição. “Procuramos articular um projeto interdisciplinar, com a ideia de que todo o espaço é pedagógico e envolve a equidade, a democracia e a educação integradora”, comenta. 

Para a professora do curso de Pedagogia da Unesc, Samira Casagrande, o projeto foi pensado em um espaço dinâmico e interdisciplinar. “É muito importante para o aluno se apropriar do espaço físico e saber que ali ele pode aprender”, explica.

Entre as novidades, estão ampliações de espaços do Bairro, salas de multimídias, espaço maker, ampliação de praças, bibliotecas, espaços de aprendizagem, corredores cobertos entre outros. “Queremos ressignificar os espaços para melhorar a educação e continuar colaborando para o desenvolvimento integral de cidadãos”, coloca o coordenador pedagógico do Bairro, Neto Nunes.

“Vamos desenvolver aqui um novo modelo de aprendizagem, casando a inovação com a vontade de trazer esses jovens para o Bairro e que eles tenham vontade de estar aqui”, enfatiza Silvia. 

A produção do projeto contou com a participação de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e também de Pedagogia, que aliaram os conhecimentos com a proposta pedagógica do Bairro da Juventude.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito