Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mamografia: “Não dói tanto assim, é totalmente suportável”, diz médica 

Radiologista Rafaella Spillere falou sobre a identificação do câncer de mama no Ponto a Ponto
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 04/10/2017 - 17:51
(foto: Erik Behenck)
(foto: Erik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Seguindo com a campanha “Viva Mais”, o Ponto a Ponto recebeu a radiologista Rafaella Spillere, que falou sobre o câncer de mama, destacando a prevenção contra a doença. O “Outubro Rosa” visa conscientizar sobre o problema, que é o segundo câncer que mais atinge as mulheres.

“Hoje em dia se identificado no início tem cura, e não precisa fazer histerectomia. O rastreamento clássico começa com a mamografia. Em alguns casos chega até a ressonância magnética”, explicou Rafaella. 

Além do autoexame, realizar a mamografia anualmente entre os 45 e 54 anos é fundamental para evitar o problema, ou identificar logo no começo. As mulheres que possuem familiares de primeiro grau já atingidas pela doença devem começar a prevenção 10 anos antes.

“É bem importante fazer uma vez por ano, até por isso existe o “Outubro Rosa”. Sempre pedimos os exames dos anos anteriores, as pessoas esquecem de fazer, mas no período de um ano muita coisa acontece”, ressaltou. De acordo com a médica, a dor é pequena no momento da mamografia. “Muitas dizem que não dói nada. Mas algumas possuem a mama muito sensível e sentem dor. Depende do ciclo e dos hormônios”, completou.

Superar um câncer é um trabalho que envolve médicos ginecologistas, mastologistas e cirurgiões. O exame é rápido e não existe segrego para fazer, apenas quem possui próteses nos seios deve ter cuidados extras. “Quem tem silicone deve fazer mamografias adicionais. Não tem nenhum risco, mas é importante avisar o técnico antes”, finalizou a médica.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito