Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Livres em campanha contra alistamento militar obrigatório

Movimento vai se embasar em caso de um associado que conseguiu dispensa por alegar "ser filosoficamente contrário"
Por Redação Criciúma, SC, 22/10/2019 - 16:55
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Livres, movimento liberal suprapartidário, irá começar uma campanha contra o alistamento obrigatório. A iniciativa se baseia no caso de um associado que foi dispensado de servir às Forças Armadas por alegar ser filosoficamente contrário à atividade.

Emerqui da Cruz Aguiar, 20, de Juara (MT), usou o “imperativo de consciência” para ser liberado. A medida é prevista na Constituição e atribui “prestação de serviço alternativo” a alistados que aleguem política, crença religiosa ou filosofia contrária.

“Serei eternamente grato ao Livres”, afirma Emerqui, que contou com a ajuda do movimento para ser dispensado. O curioso é que o associado recebeu um certificado de dispensa também do serviço alternativo.

Pedido negado

O médico Allan dos Santos não teve a mesma sorte que Emerqui. Alegando ideais anarquistas "calcados no pacifismo e antimilitarismo", entrou com um Mandado para suspender a sua convocação, mas não conseguiu.

O que diz a Constituição

O Dr Irapuã Santana, consultor jurídico do movimento Livres, afirma que “a nossa Carta Magna contém algumas incongruências, como é o caso do seu artigo 143”:

Art. 143. O serviço militar é obrigatório nos termos da lei.

§ 1º Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica ou política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

§ 2º – As mulheres e os eclesiásticos ficam isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz, sujeitos, porém, a outros encargos que a lei lhes atribuir.

Ainda segundo o consultor “a obrigatoriedade de se alistar para servir nas forças armadas não parece combinar muito com a ideia de um Estado que protege os direitos e as liberdades de seu povo. Ao contrário, fica exposto um traço eminentemente autoritário, que não se coaduna com a ideia de democracia”.

Imperativo de consciência

Por imperativo ou objeção de consciência, entende-se que a pessoa discorda, devido à crença religiosa, convicção política ou filosófica, de exercer trabalhos militares, por ser pacifista. A objeção de consciência é, inclusive, um direito fundamental reconhecido pela ONU, que fez do 15 de maio o dia internacional dos objetores de consciência.

“Isso quer dizer que uma simples declaração, por escrito, do jovem que não deseja realizar o serviço militar, pautado pelo imperativo de consciência, deveria ser o suficiente para haver a incidência do art. 143, § 1° da Constituição, bem como a Lei n° 8.239/91 e ele não ter que servir. Significa dizer que cabe às Forças Armadas eventual deferimento acerca do deslocamento para serviços alternativos”, explica Irapuã.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito