Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Licença Ambiental da Serra do Faxinal: Ministro do Meio Ambiente dá prazo de 15 dias para liberação

Compromisso foi firmado nesta terça-feira (12)
Por Redação Praia Grande, SC, 12/07/2022 - 18:49 Atualizado em 13/07/2022 - 10:58
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A tão aguardada Licença Ambiental de Instalação (LAI), do Ibama, para pavimentação da Serra do Faxinal, teve nesta terça-feira (12), a definição do prazo de 15 dias para sua assinatura e publicação. 

O compromisso foi firmado durante a audiência em Brasília com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o presidente interino do Ibama, Jonatas Trindade, o senador Esperidião Amin, que articulou o encontro, o prefeito de Praia Grande, Elisandro Fanica, e o chefe de gabinete do deputado estadual Zé Milton, André Hespanhol. Segundo os participantes o Ministro informou que a análise está pronta para ser assinada, aguardando detalhes da Secretaria de Infraestrutura, para ser assinada e publicada.

Orçada em R$ 63 milhões, a pavimentação da Serra do Faxinal, também conhecida como “Caminho dos Canions”, é uma demanda aguardada por mais de três décadas pela comunidade da região, especialmente de Praia Grande. No ano passado, o governo do Estado garantiu o aporte de recursos, sendo que a obra já foi licitada. Faltando o licenciamento ambiental que está sob análise do órgão federal. “Hoje avançamos com datas e prazos definidos pelo Ministro do Meio Ambiente e presidente do Ibama”, celebrou Zé Milton.

O parlamentar destacou o apoio do senador Esperidião Amin, que atendeu prontamente o pedido, e articulou junto ao governo federal para destravar o licenciamento. Foi o senador catarinense quem intermediou a audiência no Ministério do Meio Ambiente que selou o fim da espera. “O senador Amin é um parceiro decisivo, porque ele sabe da importância desta obra e sua interlocução com o governo abriu portas”, explicou Zé Milton. “Agora juntamente com o Senador e o Governador vamos acompanhar para garantir que estes prazos sejam cumpridos”, finalizou.

A pavimentação do trecho de 15 quilômetros será um divisor de águas para o desenvolvimento da região. A rodovia estruturada vai trazer mobilidade e segurança viária para potencializando o desenvolvimento da infraestrutura turística e para o escoamento da produção agrícola e industrial. A previsão para a conclusão da obra é de 27 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. Os trabalhos contemplarão terraplanagem, drenagem, contenção, sinalização, iluminação, entre outras melhorias. Uma vez pavimentada, a rodovia será uma importante ligação entre a Serra e o mar, em meio a um cenário de grande potencial paisagístico, composto por dois parques nacionais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito