Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lentilha, carne branca e uva: Saiba algumas das superstições mais famosas no Ano Novo

Confira a lista preparada pelo Portal 4oito
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 28/12/2022 - 14:05
Foto: Reprodução/ Pixabay
Foto: Reprodução/ Pixabay

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Durante o réveillon, diversas superstições são realizadas, desde guardar sementes de uva na carteira, até pular sete ondinhas na praia para trazer boas energias ao novo ciclo que se inicia. Mas de onde vieram esses rituais? Conheça algumas mais superstições mais famosas e suas origens.  

Comer lentilha 
FOTO: Reprodução / Internet

Uma das superstições mais comuns é comer lentilha à meia-noite, pois no ano seguinte, coisas boas virão. Ainda não se sabe ao certo de onde surgiu essa tradição, mas muitos dizem que por conta de o formato do legume lembrar uma moeda, trará dinheiro no ano seguinte.  Outros acreditam que por ser um alimento que cresce quando cozido, trará fartura e não uma conta bancária mais gorda.  

Romã 
FOTO: Reprodução / Internet

Símbolo de prosperidade e de fartura, a romã para muitos significa amor, por conta da sua cor avermelhada, por isso, é muito utilizada no Ano Novo.  

Algumas superstições dizem que se chupar três sementes enquanto pede mentalmente os desejos para o próximo ano, além de depois guardar em um papel dentro da carteira, irá atrair sorte e dinheiro.  

Segundo a mitologia grega, a primeira arvore de romã surgiu por ordem da deusa da beleza e amor, Afrodite. Já os judeus, acreditam que o fruto trará esperança. É comum que guardem os caroços debaixo do travesseiro para atrair prosperidade no Ano Novo judaico.  

Pular sete ondinhas 
FOTO: Reprodução / Internet

De origem da Umbanda e presente há gerações no Brasil, a superstição de pular sete ondinhas na praia serve para homenagear a orixá dos mares, Iemanjá. Considerada rainha do mar, ela recebe diversos nomes como Inaé, Isis, Maria, Mucunã, Princesa do Mar e Dandalunda.  

Segundo a tradição, ao pular as ondas, Iemanjá purifica e dará forças para superar os obstáculos que devemos enfrentar no ano que se inicia. Mas por que sete ondas? Além de representar Exu, um dos seus filhos, o número sete é considerado espiritual. 

Ainda de acordo com a religião, ao pular as ondas, não se deve virar de costas para o mar, pois pode atrair má sorte nas finanças.  

Semente de uva na carteira 
FOTO: Reprodução / Internet

Além da romã, é bem comum ouvir sobre a superstição das sementes de uva na carteira. A crença diz que deve comer 12 uvas, uma de cada vez, quando der meia-noite e guardar as sementes em um papel branco na carteira para trazer prosperidade de dinheiro para o ano seguinte.  

Trazida da Espanha em 1909, quando houve uma grande safra da fruta no país no período, a uva significa prosperidade e fartura. Há quem diga que o sabor de cada fruta significará como será aquele mês. Ou seja, se uma for amarga, um mês difícil e doce para um mês agradável.  

Comer porco e evitar aves 
Foto: Reprodução/ Internet

Diferente do Natal, onde é tradição comer carne de aves, no réveillon, é tradição não consumir. A explicação é que esses animais ciscam para trás e podem trazer atraso de vida.  

O mais indicado é comer carne de porco e de peixe, pois andam para frente e trarão sorte para o ano que se inicia.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito