Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Laticínio de Morro da Fumaça recebe Selo de Inspeção Municipal

SIM garante que alimentos produzidos pelo estabelecimento estão dentro dos padrões técnicos estabelecidos pela legislação
Por Redação Morro da Fumaça, SC, 24/11/2021 - 14:14 Atualizado em 24/11/2021 - 14:15
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um sonho que se tornou realidade para a família de Jair Cizeski, em Morro da Fumaça. Proprietário do Laticínio Da Fazenda, ele recebeu o Selo de Inspeção Municipal (SIM), e agora pode comercializar os queijos que fabrica na comunidade de Linha Torrens.

O trabalho é desempenhado por ele, a esposa, as filhas e o genro. “É preciso o SIM para vender para todo o município. Assim não ficamos limitados e temos a liberdade. A partir de agora, trabalhamos com a garantia de venda e de qualidade do produto”, comenta Jair.

Ele revela que a intenção é comercializar em feiras, para a merenda escolar e direto aos compradores que irão ao laticínio. Além disso, já faz planos para o futuro. “No momento, trabalharemos somente com o queijo, mas a intenção é também produzir bebida láctea, doces e outros derivado do leite”, afirma.

Morro da Fumaça possui diversos produtores rurais que contribuem com a cidade, inclusive com a comercialização na feira, que ocorre todas as semanas, e para a merenda escolar. “Esta valorização dos fabricantes é muito importante. Parabéns à família Cizeski pela dedicação e por colocar um produto de qualidade no mercado. O nosso agradecimento à toda equipe do Departamento de Agricultura e à Epagri que não mediram esforço para chegarmos a este momento”, ressalta o prefeito Noi Coral. 

A caminhada

O processo para chegar a este momento teve início no fim de 2020, quando os agricultores entraram em contato com o Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça, após encaminhamento da Epagri.

Um ano após apresentarem o projeto para as entidades, o sonho se concretizou. “Durante esse período, o Serviço de Inspeção Municipal acompanhou desde a avaliação do terreno, até a escolha dos equipamentos e insumos para a produção. No dia 22 de novembro, a fábrica de laticínios iniciou a produção de queijos, processo que dura em torno de dez dias, dependendo do produto”, cita a médica veterinária, Mariana Feltrin Canever.

A profissional lembra ainda que para garantir a qualidade e inocuidade do produto, vários testes são realizados tanto na matéria-prima como no produto pronto e na água de abastecimento. Tudo isso é feito com a finalidade de salvaguardar a saúde do consumidor”, completa.

Legislação Municipal

O estabelecimento, desde o início do processo, segue a Legislação Municipal, especialmente o Decreto nº 126, de 19 de setembro de 2019, que regulamenta a Lei nº 1.922, de 17 de abril de 2019, que instituiu o Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária dos produtos de origem animal. “Os produtores rurais estão preocupados com a saúde do consumidor e isso se reflete, é claro, na qualidade dos produtos. É importante que as pessoas conheçam os produtos que consomem, por isso é fundamental a aquisição de alimentos com selos de inspeção”, como é o caso do Laticínio da Fazenda”, enfatiza o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

O empreendimento familiar em questão, inclusive, é o primeiro laticínio de Morro da Fumaça a receber o SIM. “Agradecemos pela paciência da família porque não é fácil. Acompanhamos todo processo, a médica veterinária trabalhou em horários estendidos para deixar tudo pronto. Desejamos muito sucesso e, no que precisar do Departamento de Agricultura, nós estamos à disposição”, expõe a Diretoria de Serviços Rurais, Patrícia Coral.

Estrutura de apoio

Morro da Fumaça possui uma grande estrutura de apoio aos homens do campo, composta pelo Departamento de Agricultura, Epagri e Cidasc. “Uma coisa que chama atenção é este brilho no olho, este sorriso da família. Tudo tem o seu tempo e o seu propósito. Neste momento, a família consegue inaugurar uma unidade tão bonita e caprichada que contou com o auxílio de muitas mãos.  Há todo um apoio da prefeitura e outros órgãos para chegar a este momento e ter o Selo de Inspeção Municipal. Quando tem este suporte e uma família envolvida, dá muita alegria para a gente. Contem com esta estrutura de apoio do Município, Epagri, Cidasc, porque não é em todo lugar que tem isso. Boas notícias como esta precisam ser divulgadas”, enfatiza o gerente regional da Epagri, Edson Borba.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito