Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lançada a Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Atualmente a festividade é a maior da Diocese de Criciúma
Por Redação Araranguá, SC, 27/02/2019 - 19:59 Atualizado em 27/02/2019 - 20:16
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta quarta-feira, 27, o reitor do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, padre Alírio Leandro, e a coordenação da festa da padroeira lançaram de forma oficial a programação da 1ª Romaria e Festa ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, que segundo a organização receberá neste ano mais de 60 mil pessoas. O Santuário araranguaense é o mais novo do estado de Santa Catarina, título este que foi oficializado no dia 4 de maio de 2018, quando o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, assinou o decreto de elevação da paróquia a santuário.

A imprensa do Sul de Santa Catarina foi a primeira a receber em mãos a programação da festividade durante uma entrevista coletiva no Centro Pastoral Nossa Senhora Mãe dos Homens. O reitor padre Alírio Leandro, reforçou o crescimento gradativo da festa, que neste ano chega a sua 171ª edição. “Todos os anos aumenta o número de festeiros e noveneiros, neste ano são mais de 800 pessoas envolvidas diretamente. Hoje somos a maior festa da Diocese de Criciúma, e tenho certeza que em breve, seremos a maior festa religiosa do nosso estado”.

O casal coordenador da festa de 2019, Maurício e Natália Bon, salientou sobre a preparação da festa que iniciou ainda no mês de agosto de 2018. A abertura oficial da programação será com a realização da primeira novena, neste fim de semana. “Estamos há meses trabalhando, ao mesmo tempo em que é cansativo fisicamente, é muito gratificante. A cada dia que passa nossos festeiros e noveneiros estão mais animados, será uma grandiosa festa, tenho certeza”.

Neste ano, como nos anteriores, acontecerão as novenas em seis comunidades do Santuário, sendo que a festa chegará ao Centro da cidade a partir do dia 28 de abril, onde acontecerá as últimas três novenas, a campanha das Talhas de Caná e o tríduo da festividade.

Dia da padroeira

O dia da padroeira, 4 de maio, é o ponto alto da festa e neste ano por cair em um sábado, a expectativa de público é de mais de 60 mil pessoas. “No ano passado o dia de Nossa Senhora caiu em uma sexta-feira, então, muitas pessoas deixaram de vir, por estarem trabalhando. Nossa festa recebe a visita de pessoas não só de Araranguá, mas sim, de todo o estado”, pontuou padre Alírio Leandro.

Ainda para o dia 4 uma mega estrutura está sendo preparada para a procissão com a imagem da padroeira. “Teremos três trios elétricos neste ano na procissão, iremos distribuir lenços brancos e terços para o povo que participar, e claro, terá a emocionante chuva de pétalas de rosas na chegada da imagem”, frisou o reitor.

Show Nacional

A festa será encerrada com chave de ouro, neste ano haverá o show nacional do Padre Antônio Maria, que no ano de 2016 já passou por Araranguá. O reitor do Santuário comentou sobre a escolha. “Há anos queríamos trazer o Antônio Maria novamente para Araranguá e agora em nossa primeira Romaria e Festa conseguimos, Ele está muito feliz por vir há Araranguá”.

O show acontecerá às 18h00, após a chegada da procissão com a imagem da padroeira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito