Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Junto com os cachorros abandonados no Rincão vem os carrapatos e pulgas

Vigilância Sanitária fica atenta contra o abandono de animais e fornece materiais para combater pragas
Por Erik Behenck Balneário Rincão - SC, 27/01/2020 - 16:07
Foto: Luana Mazzuchello
Foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Balneário Rincão é um município que vem mudando sua cara nos últimos anos, mas que continua apresentando a mesma configuração em um aspecto: os animais abandonados, principalmente durante o verão. E essa é uma das preocupações da Vigilância Sanitária, conforme foi destacado durante o Som Maior Verão desta segunda-feira, 27. 

“Tem a questão dos animais, com muitas denúncias de animais nas áreas urbanas. Muitas pessoas abandonam, então fica essa demanda, além do comércio de alimentos”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária de Balneário Rincão, Matheus Calisto. Quem tiver alguma denúncia para fazer pode ligar para a central de atendimento pelo número 3468-7235.

Um canil está sendo construído, mantido pela Organização de Proteção Animal (OPA), está com 75% das obras concluídas. Nos últimos anos foram feitos mutirões para castrações, foram 400 em 2018 e mais 800 no ano passado, o objetivo é um só: evitar a reprodução, aumentando a população de cães de rua.

“Fizemos algumas visitas, para ir até esse canil, tem 48 animais lá hoje. Tem algumas adequações que devem ser feitas, eles estão tentando fazer esse controle, realizando adequações necessárias. Ele tem uma quantidade limite de cachorros, lá tá superlotado já”, comentou o auxiliar administrativo da Vigilância Sanitária, Márcio Ksey, 

E os animais abandonados trazem alguns problemas para quem mora no Rincão ou passa a temporada de verão na praia. “Junto com esses animais vem as pragas, que são pulgas e carrapatos. Muitos veranistas vão até a Vigilância Sanitária, então a gente fornece um material contra eles, para controlar”, explicou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito