Os jovens aprendizes do Senai Criciúma, em parceria com a Carbonífera Metropolitana, participarão do evento “ODS na prática: Metropolitana Além do Carvão”, que será realizado na praça central de Treviso, na próxima sexta-feira (19).
A iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mostrando de forma prática como pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. Os estudantes serão protagonistas da ação, apresentando maquetes, jogos interativos, cartazes e brindes educativos para sensibilizar o público sobre práticas mais sustentáveis no dia a dia.
De acordo com os professores Patrícia Silva e Joselito Dalsasso, a atividade é uma oportunidade para valorizar o talento e a criatividade dos jovens, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho, como comunicação, trabalho em equipe e protagonismo social.
Segundo a supervisora educacional da aprendizagem industrial do SENAI Regional Sul, Ketlin Goulart de Medeiros, a iniciativa tem uma grande relevância pedagógica. “Projetos como este ampliam o processo formativo, pois permitem que os jovens desenvolvam conhecimentos técnicos, capacidades socioemocionais fundamentais, como empatia, responsabilidade e colaboração. Além disso, aproximam os aprendizes da realidade da comunidade e da empresa em que estão inseridos, fortalecendo o vínculo entre formação profissional e compromisso social”, enaltece a supervisora.
O evento busca aproximar a comunidade dos conceitos dos ODS, mostrando como essas metas podem ser aplicadas no dia a dia e incentivando o engajamento coletivo.
“Envolver os jovens nesse processo, fortalece o compromisso da empresa com a educação, a inovação e a formação de novas lideranças conscientes e preparadas para os desafios do futuro”, aponta a Engenheira Ambiental da Carbonifera Metropolitana, Maiara Lummertz.
A comunidade, o comércio local e as escolas estão convidadas a prestigiar o evento no dia 19 de setembro de 2025, a partir das 9h, na Praça Cavaleiro Benjamin Scussel, no Centro de Treviso.
“Estamos bastante animados com a oportunidade de levar para a comunidade alguns temas da ODS. Participar de um projeto como esse nos motiva, pois sabemos que estamos contribuindo para um futuro mais sustentável e para metas globais que impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas”, finaliza a aluna Carollini Ariati, integrante de uma das equipes.