Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jovem engenheiro de Criciúma ingressa na pesquisa científica

Ex-aluno da Faculdade Satc, Rodrigo está iniciando o mestrado no ITA
Por Redação Criciúma, SC, 08/03/2019 - 16:28 Atualizado em 08/03/2019 - 16:34
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Novos desafios fazem parte do jovem engenheiro mecânico Rodrigo Metzger da Silva, 22 anos. No ano passado, ele cursou o estágio obrigatório do curso de Engenheira Mecânica da Faculdade Satc e agora ingressa em mais uma etapa: o mestrado no programa de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Instalado na cidade de São José dos Campos (SP), Rodrigo se prepara para ampliar conhecimentos.

O interesse pelas pesquisas científicas foi ampliado durante a realização do estágio em São José dos Campos (SP). Por um amigo, o engenheiro mecânico também formado na Satc, Tédni Goulart, que cursa doutorado no ITA, Rodrigo ficou sabendo de uma vaga para iniciação científica. A vaga era dentro do Grupo de Inovação em Engrenagens (GIE) do Centro de Competência em Manufatura (CCM). "O laboratório e o ITA não permitem a realização de estágio na instituição. No meu caso eu fui aceito após processo seletivo e entrevista com o professor responsável para realização de iniciação, que foi aceito pela Satc como meu período de estágio", relembra.

Em sua pesquisa, o engenheiro pesquisou o tema: "Análise e identificação de falhas em engrenagens e rolamentos em centro de ensaio". Segundo ele, as engrenagens são temas recorrentes de estudo durante o curso, esse elemento de máquinas está presente em diversos equipamentos e os estudos podem abranger desde o material até o processo de acabamento para obtenção da geometria final desejada. "A instrumentação também foi algo que aprendi durante o curso, principalmente no meu período como bolsista do Laboratório de vibrações e tribologia da Satc, tendo o professor Elvys como orientador e é um tema que utilizei no meu trabalho", comenta Rodrigo.

Em sua pesquisa, o estudante procurou identificar as falhas nas engrenagens testadas no centro de ensaio, usando acelerômetros e técnicas de vibração. "Meu trabalho fez parte de um projeto ainda maior entre o ITA, Stackpole International e o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) que visava entre outros objetivos a melhora da eficiência no produto final e processo de manufatura de engrenagens através de um novo processo de fabricação".

Junto com ele, atuavam doutorandos, mestrandos e acadêmicos de graduação, sob a supervisão de professores. Foi esse contato direto com profissionais já formados que instigaram Rodrigo a seguir na vida acadêmica.

Hoje, o jovem mestrando quer dar continuidade à pesquisa desenvolvida durante a iniciação científica, agregando conhecimento no meio acadêmico e profissional. "Posso dizer que o principal motivador para essa etapa foi trabalhar no laboratório de Engenharia Mecânica com o professor Elvys. Estar em contato com problemas reais de engenharia e pesquisas, abriram meus olhos para este caminho. O mestrado no ITA proporciona esse ambiente multidisciplinar", ressalta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito